O sistema de acessibilidades e transportes desempenha um papel determinante na organização de um território, gerando-se em torno destes sistemas dinâmicas de aglomeração prementes para o desenvolvimento sócio-económico local.
Localizando-se na região Centro/Norte do Litoral Português, o concelho de Ovar encontra-se numa posição geoestratégica privilegiada, entre duas das principais áreas urbanas do País, designadamente a Área Metropolitana do Porto a Norte e Aveiro a Sul. As acessibilidades ao Município assumem-se como um dos principais fatores potenciadores de desenvolvimento, verificando-se que para o crescimento dos diferentes aglomerados concelhios são determinantes os diferentes eixos viários que atravessam o território municipal.
Ao nível da Rede Rodoviária Nacional, o concelho é atravessado por eixos com relevância nacional (A1 e A29), regional (EN 109, EN 327 e EN 223) e municipal (EM 526, EM 527 e EM 530). A A1 e A29 são eixos de importância estratégica no desenvolvimento nacional e regional, sendo a primeira o principal eixo viário do País, ligando as maiores Áreas Metropolitanas do País, Lisboa e Porto. Apesar dos benefícios destas vias, elas representam também, para o Município, alguns constrangimentos, sobretudo ao nível das mobilidades locais.