Site Autárquico de Ovar

BusWay: Ovar ganha três novas carreiras

BusWay: Ovar ganha três novas carreiras

BusWay é o novo Operador de Serviço Público de Transporte de Passageiros que opera em toda a região da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Em Ovar, este serviço vem permitir uma maior cobertura do território, com mais três carreiras e alargamento de alguns dos percursos já existentes. O concelho tem, assim, agora, 19 carreiras. Prevê-se que numa segunda fase, a rede seja, ainda, complementada com a disponibilização de transporte flexível até 3 vezes por semana.

Assim, atualmente em funcionamento, para além das carreiras já existentes, acrescenta-se à rede de transportes do concelho: os circuitos da Zona Industrial de Ovar, do Centro Comercial Vida Ovar e da Pousada da Juventude. Para garantir a intermodalidades destes transportes públicos, estes percursos iniciam e terminam na Estação de Ovar.

Conheça as 19 carreiras existentes: percursos e horários

Com este novo serviço o concelho de Ovar passa a dispor de 19 carreiras. Para além da circulação dentro do concelho, há ainda carreiras de Ovar, para outros concelhos do distrito de Aveiro.

 

Em todas as paragens, com e sem abrigo de passageiros, estão disponibilizados os horários da rede existente.

 

Mais se informa que os mesmos estão a ser revistos e melhorados e, oportunamente, serão comunicados. 

 

  • Como adquirir passes e bilhetes?

    Para a criação e/ou aquisição dos passes, os utentes devem deslocar-se ao Balcão de Atendimento da Câmara Municipal de Ovar.

    Já o carregamento pode ser feito nos Serviços Municipais ou na Rede Pagaqui (em breve serão disponibilizados todos os locais da  rede do Concelho de Ovar).

    O pagamento do passe no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal apenas poderá ser realizado por multibanco.

    No caso de passes escolares, terão de ser solicitados junto do Balcão de Atendimento, à semelhança de anos anteriores.

    Os bilhetes pré-pagos podem ser adquiridos no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal de Ovar e na Rede Pagaqui.

  • Preços mantêm-se e há novos descontos

    Os preços das tarifas de passes e bilhetes mantêm-se inalterados até ao final de 2023. Há, também, um conjunto de descontos a ter em conta. Para além do desconto de 50% sobre o valor total do passe que continua em vigor, há agora duas novas modalidades de desconto: 60% de desconto no valor do passe para maiores de 65 anos ou crianças até aos 10 anos e 20% de desconto em bilhetes pré-comprados.

    Estas medidas estão inseridas no Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), financiado pelo Governo Central, CIRA e Municípios, que visa promover a mobilidade e utilização dos transportes públicos.

  • Quais os documentos necessários para a criação de um passe

    Para a criação do passe basta apresentar o Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro documento de identificação.

  • Saiba mais sobre o novo operador

    A Busway é o novo serviço de Transporte Público da região de Aveiro, com um total de 111 linhas, das quais 74 linhas municipais, 17 intermunicipais e 20 inter-regionais.

    Com mais de uma centena de autocarros pretende melhorar a mobilidade nos 11 municípios da CIRA.

    Com uma frota com autocarros maioritariamente novos (a idade média da frota é de cinco anos), os autocarros estão devidamente caracterizados e uniformizados.

    Toda a informação, incluindo a relativa à aquisição de passes, encontra-se disponível na página da empresa concessionária- Busway, em www.busway-cira.pt, ou através do número gratuito 800 10 10 12 (Call center).