Site Autárquico de Ovar

Ovar em Movimento Sénior

A atividade física, a saúde e a qualidade de vida estão intimamente relacionadas entre si. O corpo humano foi concebido para se movimentar e como tal necessita de exercício regular com vista ao seu funcionamento de forma a evitar doenças. Um estilo de vida sedentário constitui um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no mundo ocidental.

Além disso, levar uma vida ativa apresenta muitos outros benefícios, como sendo sociais e psicológicos, existindo uma ligação direta entre a atividade física e a esperança de vida, já que as populações fisicamente ativas tendem a viver mais tempo do que as populações inativas.

O processo de envelhecimento é acompanhado por uma série alterações fisiológicas ocorridas no organismo, bem como pelo surgimento de doenças crónico-degenerativas advindas de hábitos de vida inadequados.

Em virtude desses aspetos, a participação do idoso em programas de exercício físico regular pode influenciar uma melhoria das funções orgânicas, garantindo maior independência pessoal e um efeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crónica.

O exercício físico regular atua de maneira eficaz sobre a tensão emocional, a angústia e a depressão, promovendo a manutenção da saúde mental. Após o exercício há a sensação de bem-estar e até de euforia, produzindo um aumento da autoestima. O idoso que pratica exercício físico com regularidade apresenta melhor expectativa de vida quando comparado com aquele com vida sedentária.

O sedentarismo é um mal que prejudica de maneira mais grave os idosos, pois agrava, ainda mais, o processo de envelhecimento, antecipando ou ocasionando problemas que poderiam ser evitados.

As consequências de uma rotina sedentária são extremamente prejudiciais à saúde, pois podem ocasionar o desuso dos sistemas funcionais, fazendo com que o aparelho locomotor ou demais órgãos entrem em processo de regressão funcional. Dessa forma, os músculos podem sofrer atrofias em suas fibras e a flexibilidade muscular pode ser reduzida.

 

Organização:Câmara Municipal de Ovar • DCDJ – Serviços de Desporto• DASS – Divisão Ação Social e Saúde

Colaboração:• UCC – Unidade de Cuidados à Comunidade• A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva Ovarense• Junta de Freguesia de Maceda

Destinatários: População Sénior

Duração do Programa: De janeiro a abril

Local e Calendarização:Pavilhão de Maceda e Arena Dolce Vita

Horário: Das 10h00 às 11h00

Atividades: Atividade Lúdicas e Recreativas Ginástica Geral Aeróbico de Baixo Impacto Alongamentos / FlexibilidadeMonitorização de parâmetros de risco cardiovasculares