Site Autárquico de Ovar

Biorresíduos

A recolha seletiva de biorresíduos, obrigatória a partir de 2024, vai ser implementada em Ovar, a partir do mês de setembro, sendo este Município um dos pioneiros do país.

Visando esta implementação, serão distribuídos contentores castanhos para deposição dos resíduos alimentares produzidos nas habitações e no sector de restauração e serviços- canal Horeca, os quais serão, posteriormente, recolhidos porta-a-porta ou na via pública. Este processo será acompanhado por um software de gestão do parque de contentores, através de fecho eletrónico, que identifica os seus utilizadores em todos os equipamentos, beneficiando, no futuro, os munícipes que efetuem esta separação.

A separação dos resíduos alimentares contribui para uma economia circular, visando o correto tratamento e valorização deste resíduo, cumprindo as metas de preparação para reutilização e reciclagem e desvio de RUB (Resíduos Urbanos Biodegradáveis) de aterro, previstas no PERSU2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos).