Site Autárquico de Ovar

Vespa Velutina

A Câmara Municipal  de Ovar, no passado dia 16 de Maio de 2019, viu aprovada a candidatura ao Fundo Florestal Permanente, de  Apoio aos municípios para a destruição dos ninhos de vespa velutina -2019, importante ajuda e incentivo à luta contra a Vespa Velutina.

A autarquia tem estado atenta e sem alarmismos, ao aparecimento de ninhos de Vespa Asiática no Concelho, dando cumprimento às suas responsabilidades no âmbito do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, por forma a contribuir para a diminuição do impacto causado no ecossistema e para a prevenção da disseminação da espécie.

De referir o trabalho de parceria desenvolvido com as corporações dos Bombeiros, no encaminhamento de todas as suspeitas de aparecimento de ninhos para o serviço competente bem como na disponibilidade de meios na sua captura, que tem permitido uma atuação rápida e eficaz na destruição dos ninhos, levada a cabo pela Divisão de Ambiente/Proteção Civil da autarquia.

Paralelamente, existe um trabalho de proximidade com os apicultores locais e associações regionais de apicultores, que vivem este problema com maior intensidade, na partilha de conhecimentos que visem uma maior  eficiência no controlo da praga.

A CMOvar apela ainda a todos os munícipes que contatem a Ecolinha 800 204 679 no caso de avistarem ninhos de Vespa Asiática.

 

Multimédia0