Site Autárquico de Ovar

Orla Costeira

As zonas costeiras são territórios de uma grande importância ambiental e socioeconómica, verificando-se grandes pressões antrópicas que, somadas à dinâmica dos processos costeiros naturais, afetam a capacidade dessas zonas para desempenharem as suas funções essenciais e consequentemente limitam as suas potencialidades a longo prazo. O desenvolvimento de estratégias integradas que procuram conciliar o crescimento económico e o bem-estar social, melhorando a qualidade do ambiente, ganham cada vez mais expressão.

O Mar e a Zona Costeira apresentam uma inegável importância ambiental, social, cultural, económica e política. Este ecossistema é essencial para a população, por constituir fontes de alimentação, energia e recursos minerais, criando oportunidades económicas numa multiplicidade de setores (desde as pescas, o agroalimentar, o turismo, a energia, passando pelo comércio, logística e transportes, entre outros exemplos). Estima-se que, globalmente, o valor do recursos e indústrias marítimos e costeiros representam 3 triliões de dólares por ano, cerca de 5% do PIB mundial. O litoral representa a zona mais ativa de Portugal onde convergem múltiplos interesses e conflitos. Os concelhos do litoral concentram cerca de 75% da população portuguesa, sendo responsáveis pela produção de 85% do PIB.Neles se localizam as principais áreas urbanas e industriais, bem como áreas de turismo intensivo que alternam com áreas naturais, rurais e de pesca.

O concelho de Ovar detém aproximadamente 17 000 metros de costa, abrangendo as freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e a União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã. A extensão da costa do Município de Ovar é constituída por 76% de linha de costa natural e 24% artificializada. O trecho costeiro compreendido entre Esmoriz e o Torrão do Lameiro encontra-se entre os setores costeiros mais dinâmicos de Portugal, manifestando graves problemas de erosão costeira, recuo da posição da linha de costa e episódios, cada vez mais recorrentes, de danos em infraestruturas costeiras, devido à ação energética do mar. Por esse motivo, a monitorização permanente é imperativa, de forma a fornecer elementos condutores para uma gestão preventiva de manutenção, capaz de reduzir custos e salvaguardar pessoas e bens, e de planeamento da zona costeira.

Portugal é um dos países europeus mais afetados pela erosão costeira, sendo Ovar o Município do norte mais afetado por este fenómeno.