Cultura
Maio do Azulejo cruza música e património
O Maio do Azulejo continua a promover o diálogo cultural e a levar a cultura a palcos inusitados. Os momentos culturais em espaços patrimoniais de elevado valor são já uma marca na programação desta iniciativa do Município de Ovar, que através da promoção do património azulejar, continua a promover momentos de celebração e fruição cultural, em diferentes contextos, até ao final do mês. Para marcar na agenda, no próximo fim de semana, 17 e 18 de maio, duas propostas irrecusáveis: o Concerto de Música Antiga “Iste Confessor Domini”, na Igreja Matriz de Válega e a atuação do fadista Pedro Moutinho, no Largo do Palácio da Justiça de Ovar. Ambos gratuitos.
“No âmbito da programação do Maio do Azulejo, para o próximo fim-de-semana, apostamos em dois espetáculo únicos, em que à qualidade artística dos seus intervenientes, se juntam dois espaços de beleza singular, que contribuem para uma experiência mais intensa e vibrante”, defende Alexandre Rosas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, acreditando que “estas ações tem tido um papel fundamental para acrescentar notoriedade ao património azulejar do concelho, mas também para esbater barreiras na fruição cultural, com os espetáculos a saírem dos espaços formais e a aproximarem-se das pessoas”.
A Igreja Matriz de Válega, com uma imponente fachada revestida a azulejos policromáticos da fábrica Aleluia, colocados em 1960, e com o interior com belíssimos acabamentos em azulejo, é um dos ex-líbris do concelho e é o cenário perfeito para uma experiência musical que será difícil de esquecer. Desta vez, acolhe, no sábado, 17 de maio, às 18h00, o concerto de Música Antiga “Iste Confessor Domini”, que explora a música Franco-Flamenga Portuguesa do Séc. XVI. É o resultado de uma residência artística que decorreu no Museu Júlio Dinis, desenvolvida pelo Musurgia Ensemble, e que teve como ponto de partida, imagine-se, um importante manuscrito da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
No dia seguinte, 18 de maio, à mesma hora, outro palco de excelência, o Largo do Palácio da Justiça de Ovar, que conta com painéis cerâmicos da autoria de Jorge Barradas. Recebe o fadista Pedro Moutinho, que vai apresentar o seu mais recente álbum, Casa d'Água. O concerto integra as comemorações do Dia Internacional dos Museus do Município de Ovar.
Conheça a programação completa do Maio do Azulejo em: https://cultura.cm-ovar.pt/pt/menu/2783/maio-do-azulejo.aspx