Empreendedorismo
Alunos do secundário vestiram o papel de empreendedores e apresentaram seis propostas para o desenvolvimento do concelho
O Centro de Arte de Ovar foi, no passado dia 23 de abril, palco da fase final do Concurso Municipal de Ideias de Negócios nas Escolas, que contou com a participação de alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Ovar e da Escola Profissional de Cortegaça. No total, foram seis os projetos apresentados que, em comum, trouxeram a inovação e a vontade de contribuir para o desenvolvimento do concelho e da região. A decisão do júri não foi fácil, mas a vitória foi do projeto “Idade Ativa”.
“O balanço não podia ser mais positivo. Os jovens alunos mostraram a sua capacidade de planeamento, criatividade, iniciativa e determinação, vertidos em projetos diferenciadores e com enorme potencial para poderem vir a sair do papel”, destaca Ruben Ferreira, Vereador do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Ovar que, agradecendo todo o empenho de escolas e professores, sublinha a importância desta iniciativa. "Este concurso permite aos jovens pôr em prática um conjunto de ferramentas e aprendizagens de forma dinâmica e fora da sala de aula, aproximando-os do contexto empresarial, das exigências do mercado de trabalho e dando-lhes um contacto com os desafios reais da sociedade”.
A decisão do júri não foi fácil, mas a vitória foi do projeto “Idade Ativa”, da equipa Duo Solidário, do Agrupamento de Escolas de Ovar, que será, agora, o representante do Município de Ovar na fase seguinte em que concorrem as diferentes autarquias da Região de Aveiro, numa iniciativa da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. A ideia de negócios vencedora, que promove o empreendedorismo social, visa melhorar a qualidade de vida da população idosa no concelho de Ovar promovendo atividades que incentivem a socialização, o bem-estar e a inclusão digital.