Site Autárquico de Ovar

Foco de Gripe Aviária em Portugal Continental

Avisos

Município de Ovar apela à população para cumprir todas as medidas de biossegurança e boas práticas de produção avícola

08 de janeiro 2025

Recentemente, foi detetado um foco de Gripe Aviária em Portugal Continental (GAAP- Gripe Aviária de Alta Patogenicidade, do subtipo H5N1). Na sequência da deteção deste foco, Ovar está na lista dos concelhos de alto risco. Neste sentido, o Município de Ovar apela aos munícipes para cumprir rigorosamente todas as medidas de biossegurança e boas práticas de produção avícola, nomeadamente:

 

 

  1. As aves de capoeira e aves em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo detenções caseiras, deverão permanecer confinadas aos respetivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens, recorrendo se necessário a redes ou telheiros. Deve-se garantir que as mesmas são alimentadas e abeberadas no interior, não devendo a água ser proveniente de reservatórios de águas superficiais, a que as aves selvagens possam ter acesso;

 

  1. A alimentação de aves selvagens é proibida e a aproximação às mesmas é desaconselhada;

 

  1. O agrupamento de aves de capoeira e outras aves em cativeiro em mercados, fica sujeito às seguintes condições:

- As aves devem ser provenientes de explorações registadas, com marca de exploração;

- Só devem ser expostas aves que se apresentem saudáveis;

- Deve haver separação dos locais de vendas por espécies, ou seja, não misturar galináceos com anseriformes (patos), aves exóticas, ornamentais e columbídeos;

- O local de venda não deve permitir o contacto das aves com aves selvagens;

- As aves não devem ter acesso ao solo, sendo este coberto por uma lona ou oleado;

- Antes e depois da exposição para venda das aves, o local deve ser higienizado e desinfetado.

 

 

Recorde-se que a gripe aviária é uma doença infeciosa viral das aves que atinge aves selvagens, aves de capoeira e outras aves mantidas em cativeiro. As infeções por vírus da gripe aviária apresentam-se em duas formas, os vírus de baixa patogenicidade provocam apenas sinais ligeiros de doença, enquanto os vírus de alta patogenicidade provocam mortalidade muito elevada, especialmente nas aves de capoeira, com um impacto importante na saúde das aves domésticas e selvagens bem como na produção avícola, uma vez que constitui motivo de suspensão da comercialização de aves vivas e seus produtos nas zonas afetadas.

 

Algumas estirpes virais de Gripe Aviária são transmissíveis aos humanos. No entanto, para que tal aconteça, é normalmente necessária a ocorrência de contactos próximos entre as pessoas e as aves infetadas.