Site Autárquico de Ovar

Concerto de homenagem a Beethoven encerrou programação com chave de ouro

Cultura

Em 2024 Centro de Arte de Ovar ultrapassou o marco dos 18 mil espectadores

02 de janeiro 2025

Numa ode à alegria e com lotação esgotada, o Centro de Arte de Ovar recebeu a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, no passado sábado, 21 de dezembro. Sob a direção do maestro convidado Luís Carvalho, o concerto homenageou Beethoven e assinalou os 200 anos da SINFONIA N.º 9, mais conhecida por todos por “Hino da Alegria”, escolhido para simbolizar a União Europeia, num espetáculo sublime, excecional e raro que transmitiu aos espectadores, em plena época natalícia, uma mensagem de liberdade, paz e solidariedade.

 

Com este concerto, o CAO encerrou o ano com chave de ouro. Em 2024, entre música, teatro, dança e cinema, a sala principal recebeu 76 espetáculos e contabilizou mais de 18 mil espectadores. Para além de ser palco de projeto artísticos e nomes de referência nacional, este equipamento municipal abriu as portas para receber os agentes artísticos locais. Dos espetáculos apresentados, destaque, ainda, para a aposta na criação artística, tendo o Município de Ovar integrado várias coproduções, e para a programação de espetáculos para públicos diferenciados, nomeadamente, escolas, crianças e famílias, através do Programa de Mediação de Públicos – EIXO.

 

“A diversidade e a regularidade cultural do Centro de Arte de Ovar, assim como dos restantes equipamentos municipais, têm sido bases centrais da programação, que, num trabalho sedimentado ao longo dos anos, tem conseguido formar novos públicos, havendo uma progressiva adesão a espetáculos das diversas disciplinas artísticas”, resume Alexandre Rosas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

 

Uma aposta para dar continuidade em 2025. Já é conhecida a programação cultural do Município de Ovar para o primeiro trimestre. Entre outras propostas, o Centro de Arte de Ovar irá receber, logo a 10 de janeiro, às 21h30, Buba Espinho que convida os Bandidos do Cante para o primeiro concerto do ano. Já a 17 de janeiro, também às 21h30, preparado está um serão de teatro com a apresentação de “O amor é fodido”, da autoria de João Garcia Miguel, a partir do texto de Miguel Esteves Cardoso. Ainda no primeiro trimestre do ano, a não perder, o concerto dos The Black Mamba, a 28 de março, às 21h30.