Cultura
Município de Ovar continua a tocar nas tradições vareiras e ensina a fazer as Rendas de Bilros
O Museu Júlio Dinis continua a ser espaço de reflexão e descoberta. Esta semana, no âmbito da programação cultural do Município de Ovar, há duas atividades programadas, ambas gratuitas. Na quinta e na sexta-feira, o desafio é conhecer “As Rendas de Bilros” e no sábado há a oportunidade de mergulhar na exposição “Espaços de Pensar – Teias de Sentir”, numa visita comentada, dirigida pela autora Rosa Bela Cruz.
“O Município de Ovar tem garantido uma dinâmica excecional ao Museu Júlio Dinis que, num ambiente intimista e informal, tem sido palco de inúmeros momentos marcantes”, sublinha Alexandre Rosas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacando, ainda, o facto de os projetos deste equipamento municipal “estimularem a participação e serem um convite para conhecer a história e o património e promoverem momentos de reflexão, diálogo e descoberta”.
Depois de a primeira edição ter sido dedicada à Guitarra Portuguesa, o Projeto “Tocar a Tradição”, que visa valorizar o património cultural imaterial, através da promoção de momentos de educação formal e não formal e a recuperação de vivências, regressa tendo como tema as Renda de Bilros. Trata-se de um ofício que até ao século XX esteve muito presente no quotidiano ovarense e que este workshop quer, agora, avivar e transmitir às gerações atuais.
Nesta ação, os participantes vão ficar a saber mais sobre a história deste elemento decorativo diferenciador e também pôr mãos à obra e aprender os primeiros movimentos fundamentais para a execução de uma Renda de Bilros. A formação é já esta semana, dias 12 e 13 de dezembro, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h30. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia e está limitada ao número de vagas.
Já no fim-de-semana, o destaque vai para a exposição ““Espaços de Pensar – Teias de Sentir” de Rosa Bela Cruz, patente no Museu Júlio Dinis, até 28 de março. A autora promove uma visita orientada e comentada, em que terá oportunidade de conversar sobre o seu trabalho e as relações criadas com a Casa dos Campos, os processos criativos empregues e os segredos por detrás da obra. A iniciativa está marcada para 14 de dezembro, às 16h00. A entrada é gratuita.
Para inscrições ou informações adicionais os interessados devem contactar o Museu Júlio Dinis, através dos seguintes contactos: museujuliodinis@cm-ovar.pt ou 256 481 378.