Gestão Municipal
Realizou-se esta quinta-feira, 05 de dezembro, a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ovar, no Salão Nobre da Autarquia.
No Período de Antes da Ordem do Dia, entre outros assuntos:
- Destacou-se a apresentação do cartaz do Carnaval de Ovar 2025 com a abertura da bilheteira online, e o início da programação das atividades de Natal, com a inauguração das iluminações natalícias.
- Relevou-se a colaboração da Câmara Municipal de Ovar nas comemorações do primeiro ano de criação da Base Aérea n.º 8, por transformação do Aeródromo de Manobras Nº 1, as quais contaram com a presença do Sr. Presidente da República.
- Foi também realçada a conquista do galardão de «Autarquia Solidária», atribuído pelo programa Cidade Social, a realização das Sessões do Dia Aberto com o Presidente, no âmbito do programa Ovar – Município Candidato a Cidade Amiga das Crianças e ainda as diversas iniciativas realizadas no âmbito da campanha de promoção da Igualdade e Não Discriminação, que contaram, entre outras, com uma instalação artística, a apresentação do Hino “Somos Iguais, Somos Diferentes” e uma mesa redonda.
- Na área da Juventude, elogiou-se a concretização de diversas atividades, entre as quais o Ciclo «Enriquece-te», o Ciclo «Prepara-te», o «Ovar Youth Robotics» e a «Academia de Programação», que contaram com lotação esgotada.
- Destacou-se, igualmente, a entrega do Orçamento, GOP e Mapa de Pessoal para 2025 ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal.
- Foram ainda abordados diversos temas, entre os quais os desafios ao setor automóvel no concelho, motivados pela conjuntura internacional, o estado de degradação do edifício da Autoridade Marítima no Furadouro, a situação da Rua Marquês de Pombal e o ponto de situação do edifício dos SMAS
No âmbito da Ordem de Trabalhos, entre outros assuntos:
- Dando seguimento à concretização da Estratégia Local de Habitação, no âmbito da empreitada de 30 fogos no Sargaçal, em Válega, a Câmara Municipal aprovou o plano de segurança e saúde em fase de obra e o plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição.
- A Câmara Municipal de Ovar tomou conhecimento dos resultados de 2023 do Município de Ovar expressos no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, e que refletem a saudável situação financeira da autarquia e o seu bom desempenho económico-financeiro.
- A Câmara Municipal procedeu também à retificação das propostas relativas às taxas de IMI a incidir sobre a coleta do ano de 2024, taxa de participação variável no IRS para 2025 e taxa de derrama para 2025.
a. No que toca à proposta da taxa de IMI, foi retirada a menção à redução para edifícios com eficiência energética, por força da caducidade do artigo do Estatuto dos Benefícios Fiscais que habilitava essa redução.
b. Nas propostas referentes à derrama e à participação variável no IRS tratou-se, apenas, da correção de lapsos de escrita referentes a datas.
- A Câmara Municipal aprovou também a 2ª revisão à Norma de Controlo Interno do Município de Ovar. A revisão aperfeiçoa o documento, assegurando a prevenção e deteção de situações de ilegalidade, fraude e erro, assim como a exatidão e a integridade dos registos contabilísticos.
- A Câmara Municipal aprovou ainda a proposta de preço de venda ao público da 24ª edição da Revista Dunas, mantendo o valor praticado desde 2007 e fixando-o em quatro euros.