Site Autárquico de Ovar

Natal de Luz traz tradições, animação de rua e espetáculos para toda a família

Cultura

Programação Natalícia do Município de Ovar com muitas propostas de 30 de novembro a 6 de janeiro

28 de novembro 2024

Da Praça da República para toda a cidade e concelho, passando pelos equipamentos culturais do Município de Ovar e por outros locais de elevado valor patrimonial, a programação natalícia do Município de Ovar propaga-se e desdobra-se em inúmeros momentos de magia preparados para crianças, famílias e todos os que queiram celebra esta quadra festiva. De 30 de novembro a 6 de janeiro, seguem-se semanas com uma programação cuidada, em que os espetáculos, a animação e várias surpresas, são o mote para promover o encontro e a partilha e provam que, no Natal de Ovar, há mesmo uma luz especial.

“O Município de Ovar desenhou uma programação criteriosa, com inúmeras iniciativas, na expectativa de proporcionar momentos felizes aos munícipes e a todos os que nos visitam nesta quadra, estimulando o encontro e a partilha”, destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, acrescentando que todas as iniciativas pretendem, ainda, contribuir para dinamizar a economia local. “A iluminação e decoração natalícias, a programação regular e o Concurso de Montras de Natal pretendem chamar a atenção para a diversidade do comércio, no qual se destacam muitas ofertas diferenciadoras”, sublinha.

 

Da música, à animação de rua, à dança, ao teatro, ao cinema… O Natal em Ovar faz-se de momentos culturais únicos

As luzes de Natal acedem a 30 de novembro, às 19h30, e juntam-se à decoração das ruas e dos estabelecimentos comerciais. Mais uma vez, os comerciantes aderiram ao repto do Município de Ovar e integram o Concurso de Montras de Natal que vai já na sétima edição. As belas e criativas montras estarão em exposição até 6 de janeiro.

Da música, à dança, ao teatro, ao cinema… A magia natalícia é também sinónimo de muitos momentos culturais. Logo no dia 30 de novembro, às 18h30, na Praça da República, haverá um grande encontro de crianças e famílias para dar as boas-vindas ao Natal, sob o tema “Onde quer que vás, serás luz!”, num espetáculo promovido pela Associação Sonhos de Violeta. Já no dia 8 de dezembro, chegará mais um momento imperdível: o concerto do coro, Gospel Collective, com 20 vozes e banda, que integra a cantora Selma Uamusse, e no dia 22 de dezembro, o grupo de jovens cantores Contraponto apresenta-se à cappella, numa viagem natalícia pela música clássica, jazz e pop. Ambos os espetáculos estão marcados para as 18h00.

A Praça da República será transformada num reino natalício e fará as maravilhas de crianças e famílias. Nos três fins-de-semana que antecedem o Natal, a partir das 15h00, as portas da Casinha do Pai Natal estarão abertas e é o próprio Pai Natal quem dá as boas-vindas. Para ajudar os mais novos na difícil missão de escrever uma carta ao Pai Natal, há também uma solução, com inúmeras oficinas criativas.  Impossível será também não visitar a Fábrica das Brincadeiras, que em vez de fabricar brinquedos, fabrica momentos felizes. Irá deambular pela cidade, dias 21 ( às 10h00, no Mercado Municipal e às 15h00 na Praça da República) e 22 (às 15h00 e às 18h00, na Praça da República) de dezembro. Destaque ainda para o Concerto de Natal  da Academia de Música do Orfeão de Ovar, na Capela de Santo António, no dia 14 de dezembro, às 18h00 e para as animações de rua protagonizadas pelas Banda NatalLau, (a 8 de dezembro, às 15h30 no Furadouro e às 17h00, na Praça da República), Bilharacos Rock Band (a 14 de dezembro, às 10h00, no Mercado Municipal de Ovar e às 15h00, na Praça da República), Banda da Sociedade Musical Boa União (a 15 de dezembro, às 15h30 no Furadouro e às 17h00, na Praça da República) e a Banda Filarmónica Ovarense (a 22 de dezembro, às 15h30, no Furadouro e às 17h00, na Praça da República), que, a cada nota musical, prometem levar alegria às ruas e uma mensagem de um feliz Natal.

O espírito natalício invade também os equipamentos municipais, que trazem espetáculos com mensagens natalícias e os projetos que todos sabem de cor, também com uma tónica desta quadra. Destaque para os espetáculos no Centro de Arte de Ovar, “Dois Pares de Botas” que junta Nena e Joana Almirante, o Teatro Musical “Madagáscar” e o concerto das Orquestras Filarmonia das Beiras e coro do DeCa | Universidade de Aveiro: Beethoven – Sinfonia Nº 9 – 200 anos, marcados para 13 de dezembro, às 21h30, 15 de dezembro, às 16h00 e 21 de dezembro, às 21h30, respetivamente. O CAO recebe, ainda, mais uma Noite Longa do Shortcutz Ovar, em mais uma estreia nacional. “O Quarto ao Lado”, de Pedro Almodóvar, estará em exibição no dia 5 de dezembro, às 21h30.

De regresso ao Museu Escolar Oliveira Lopes estão “As Histórias do Sótão”, com o espetáculo “A Ilha”, protagonizado pela equipa do Eixo, da Câmara Municipal de Ovar, no dia 8 de dezembro, às 11h00. Já na Escola de Artes e Ofícios continuam as aventuras cinematográficas com mais uma sessão dos “Filminhos à Solta pelo País”, no dia 22 dezembro, às 11h00.

Dando continuidade à política de promover espetáculos descentralizados, a autarquia promove, às 16h00, do dia 21 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, o espetáculo “O Cordão”, por Fértil, Associação Cultural.

 

No Natal o mote é desporto, saúde e bem-estar

Porque os valores natalícios podem e devem ser acompanhados de saúde. O desporto faz também parte deste programa. Marcada para o dia 1 de dezembro, às 18h00, está marcada a 3ª Corrida S. Silvestre, num percurso entre as freguesias de Cortegaça e Esmoriz. Já a 8 de dezembro, o Natal chega à Piscina Municipal de Ovar, com uma aula especial de hidroginástica, marcada para as 10h00.

 

Ano Novo no Furadouro

Como é já tradição, o primeiro brinde ao novo ano faz-se no Furadouro. O espetáculo de passagem de ano, no dia 31 de dezembro, arranca às 22h30 e irá contar com animação de uma banda e com fogo de artifício.

 

Cantar os Reis promete encerrar quadra natalícia com chave de ouro

O Cantar os Reis em Ovar é o momento mais significativo e diferenciador desta época natalícia, uma tradição secular, iniciada no século XIX e que se mantém bem viva nos dias de hoje. Centenas de ovarenses, de todas as idades, constituem um total de 27 troupes, adultas e infantis, de diferentes pontos de concelho e vêm transmitir uma mensagem de paz e esperança, depois de longas semanas de preparação e encontro. Estão marcados dois encontros de Troupes no Centro de Arte de Ovar: a 5 de janeiro, às 14h30, atuam as Troupes Infantis; já no dia 6 – Dia de Reis – às 20h30, é a vez das Troupes Adultas. A acrescentar ao programa uma novidade. No dia 4 de janeiro, às 21h00, na Igreja Matriz de Ovar, está marcado um Encontro de Troupes de Reis, que contará com a participação de quatro Troupes de Reis: Troupe de Reis da JOC/LOL, Troupe de Reis da Associação Desportiva Ovarense, Troupe de Reis da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Troupe de Reis da Orfeão de Ovar.

 

Natal nas freguesias

O “Natal de Luz” é também sinónimo de recordes.  No dia 7 de dezembro, às 17h00, inaugura na Avenida da Praia N. Sra. da Nazaré, em Cortegaça, a maior árvore de Natal do Mundo em Croché. Uma iniciativa da Comissão de Festas da Nossa Senhora da Nazaré que é candidata ao Guinness World Records e que expressa um bonito trabalho artístico e comunitário.

No centro de Válega, agendado está o “Natal ao Centro”, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Válega, marcada para o dia 8 de dezembro, das 14h30 às 17h00. Em mais duas iniciativas das respetivas Juntas de Freguesia, destaque para o Maceda Vila Presépio de 1 a 15 de dezembro e para o Mercado de Natal de Esmoriz, de 7 a 22 de dezembro, no Largo da Igreja Matriz.

 

Presépio Tradicional eleva espírito natalício

De visita obrigatória é, também, o Presépio Tradicional, da autoria de José Maria Costa, que se localiza no Largo da Família Soares Pinto e que estará aberto à comunidade de 1 de dezembro a 6 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h00 e 15h00 e as 20h00.