Município de Ovar distingue Personalidades, Instituições e Associações com Medalhas Municipais

Diversos

Fernando Raimundo Rodrigues e Manuel Ramos Costa entre os homenageados. Distinções serão atribuídas a 25 de julho, nas Comemorações do Dia do Município.

04 de julho 2024

No âmbito do Regulamento de Distinções Honoríficas do Município de Ovar, a Câmara Municipal aprovou esta quinta-feira, 04 de julho, por unanimidade, a atribuição de Medalhas Municipais a Personalidades, Instituições e Associações que deram ou têm dado um contributo relevante, individual ou coletivo, para o desenvolvimento e prestígio do Município, em particular nas áreas do Desporto, Teatro e nas Artes e Ofícios.

As condecorações serão atribuídas numa cerimónia solene a 25 de julho, nas comemorações do Dia do Município.

Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacou a importância de o Município reconhecer publicamente aqueles que, com o seu trabalho e empenho, têm contribuído para o crescimento e o bem-estar da comunidade. "Estas medalhas representam o nosso agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que dedicaram o seu tempo, esforço e talento para tornar o Município de Ovar um lugar melhor para se viver. Cada um dos homenageados, sejam individualidades ou organizações, é um exemplo de excelência e serviço à comunidade."

Em concreto, o Município irá atribuir uma Medalha de Ouro do Município, uma Medalha de Mérito Municipal Ouro, sete Medalhas de Mérito Municipal Prata, cinco Medalhas de Mérito Municipal Cobre e cinco Medalhas de Bons Serviços Cobre.

Medalha de Ouro do Município

A Medalha de Ouro do Município, a mais alta distinção atribuída pela Câmara Municipal, será concedida a Fernando Raimundo Rodrigues, ex-Presidente da Câmara Municipal, Governador Civil e Deputado, a título póstumo, conferindo-lhe, assim, o título de Cidadão Honorário de Ovar.

Medalha de Mérito Municipal Ouro

Em reconhecimento do serviço excecional e dedicação à comunidade, a Medalha de Mérito Municipal Ouro será entregue, também a título póstumo, a Manuel Ramos Costa (Manuel António da Silva Costa), pela sua inigualável carreira e serviço ao Teatro e à Cultura, no concelho e no país.

Medalha de Mérito Municipal Prata

A Medalha de Mérito Municipal Prata será atribuída a António Saramago e Manuel Ramos, Fundadores do AFIS – Atletas Fim de Semana; a Manuel de Pinho Graça, ex-capitão da Ovarense; à octogenária atleta Joaquina Flores; a Pompílio Souto, conceituado arquiteto e plataformista; a Francisco Xavier Ferreira de Sousa, Tenente-General, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército; e ao conceituado escultor Luís Ferreira de Matos.

Medalha de Mérito Municipal Cobre

A Câmara Municipal irá, também, atribuir Medalhas de Mérito Municipal Cobre a Leandro Ribeiro (Sol D’Alma – Associação de Teatro) e a João Gomes (Grupo de Teatro Renascer), no âmbito do seu trabalho desenvolvido em prol do Teatro. Serão ainda atribuídas Medalhas de Mérito Municipal Cobre à Tanoaria Josafer e, no âmbito da Arte Xávega, às Companhas “Jovem” e “Buçaquinho”.

Recorde-se que as medalhas municipais são atribuídas anualmente pelo Município de Ovar como forma de reconhecer e agradecer o contributo de indivíduos e instituições que, de forma notável, servem e dignificam a comunidade local. Todas as distinções têm por base o Regulamento de Distinções Honoríficas do Município de Ovar.

Fernando Raimundo Rodrigues

Manuel Ramos Costa