Município de Ovar garante transferência do Hospital e Centros de Saúde de Ovar para a ULS Entre Douro e Vouga

Gestão Municipal

06 de maio 2024

Na sequência de negociações conduzidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, o Governo concordou em transferir o Hospital de Ovar e os Centros de Saúde do concelho da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, onde se encontravam, para a ULS de Entre Douro e Vouga (Feira).

A decisão, que representa uma vitória para a população de Ovar, implica também uma mudança significativa na referenciação dos utentes do concelho, que passam a ser referenciados para norte em termos de cuidados de saúde secundários, terciários e oncológicos, como sempre defendeu a Câmara Municipal.

“Não foi esta Câmara nem este Governo que prejudicaram a saúde dos cidadãos de Ovar, mas foi esta Câmara e este Governo que resolveram o problema, a bem das pessoas”, refere Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal, sublinhando que se trata de uma “conquista significativa e merecida para o povo do concelho de Ovar”.

Conforme acordado com o Governo, a transferência do Hospital de Ovar e dos Centros de Saúde do concelho para a ULS de Entre Douro e Vouga ocorrerá, no limite, até 01 de janeiro de 2025. Já a referenciação dos utentes do concelho de Ovar para norte tem efeito a partir da assinatura do Auto de Transferência de Competências entre o Ministério da Saúde e o Município de Ovar.

A aprovação do Auto de Transferência de Competências no domínio da saúde ocorreu hoje, 06 de maio, em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Ovar, seguindo-se a sua apreciação na sessão da Assembleia Municipal agendada para 10 de maio.