Município de Ovar reúne mais de mil alunos do concelho para celebrar o Dia Mundial da Árvore

Parque Urbano foi palco de inúmeras iniciativas de educação ambiental

26 de março 2024

Mais de mil alunos do primeiro ciclo dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, celebraram o Dia Mundial da Árvore a 21 março, com inúmeras iniciativas de educação ambiental que decorreram no Parque Urbano. De forma informal e divertida, a ação, inserida no Programa de Educação Ambiental do Município de Ovar, quis sensibilizar os mais novos para a importância das árvores e da floresta, desafiando-os a darem o seu contributo para um concelho e um planeta mais sustentáveis.

Nesta iniciativa pioneira do Município de Ovar, que teve como mote a “Prevenção e Proteção da Floresta”, as crianças tiveram oportunidade de usufruir da natureza e participar em vários jogos educativos.  A iniciativa contou ainda com a participação das Forças de Segurança do concelho, do ICNF e da Associação Florestal do Baixo Vouga que puderam dar conta daquele que é o seu trabalho, no âmbito da proteção, preservação e valorização do meio ambiente.

“O Município de Ovar tem vindo a proporcionar inúmeras iniciativas e experiências diferenciadoras às crianças do concelho que contribuem para marcar de forma positiva os seus percursos”, destacou Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, reiterando que a educação ambiental é uma das prioridades do Município de Ovar. Desta forma, acrescenta o autarca, “estamos a garantir um futuro mais sustentável, com gerações mais informadas e sensibilizadas para as problemáticas ambientais, mas também o presente, já que as crianças acabam por influenciar positivamente toda a família”.

No âmbito da candidatura do Município de Ovar a Cidade Amiga das Crianças, da UNICEF, também os Direitos da Crianças estiveram em destaque nesta ação. Através de um jogo interativo foram transmitidas aos mais novos importantes mensagens.

A iniciativa contou ainda com as colaborações do Parque Biológico de Gaia, através da libertação de uma Ave recuperada, e da AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, no âmbito do Projeto “Raposa Chama”, através da disponibilização das mascotes Raposa Chama e Mc Garra, que estiveram presentes a sensibilizar as crianças relativamente ao tema dos "Incêndios Rurais".