Município de Ovar eliminou mais de 300 ninhos de vespas asiáticas nos últimos 12 meses

Autarquia tem dado resposta em apenas 16 horas

21 de março 2024

Nos últimos 12 meses, o Município de Ovar eliminou mais de 300 ninhos de vespas asiáticas ou velutinas, num total de 348 intervenções e, em média, a resposta é dada em apenas 16 horas. Trata-se de uma pronta ação da autarquia, que apela à população para que continue a ter um papel ativo no combate a esta espécie invasora, reportando todas as ocorrências.

“No combate à vespa asiática, o Município de Ovar tem dado uma resposta rápida e eficaz na destruição dos ninhos, contribuindo para minimizar o impacto desta espécie invasora no concelho”, explica Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacando o facto de a “população estar cada vez mais consciencializada e com um papel ativo no reporte de ninhos”.

Dos dados recolhidos, verifica-se que a maior parte dos casos detetados ocorreram em vegetação (44,8%) e em edifícios (39,9%). Há registos de ocorrências em todas as freguesias. A União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, com 198 ocorrências, regista mais de metade dos casos. Segue-se Válega com 58 casos; Esmoriz com 46; Cortegaça com 24 e Maceda com 22.

A vespa asiática é uma espécie invasora, predadora das abelhas, que ameaça o ecossistema, tendo um impacto negativo na apicultura, mas também na segurança pública. O rápido reporte destes casos é essencial no combate desta praga, sendo que é aconselhado que ninguém opte pela destruição autónoma dos ninhos.

Assim, todos os munícipes que avistarem um ninho de vespas velutinas devem contactar o Município de Ovar, através da Ecolinha: 800 204 679 ou ecolinha@cm-ovar.pt.