Ovar recebeu certificado e placa de membro da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

Candidatura foi aprovada em dezembro de 2023

14 de março 2024

Ovar já recebeu o certificado e a placa de membro da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, que integra desde dezembro de 2023. A entrega à Comissão das Solenidades da Quaresma e Semana Santa de Ovar, realizou-se, em assembleia, no passado dia 12 de março, em Lorca, Múrcia, Espanha, na qual estiveram presentes elementos da Comissão das Solenidades da Quaresma e Semana Santa de Ovar, designadamente o Padre Victor Pacheco (Presidente da Comissão) e o Vereador Alexandre Rosas (Câmara Municipal de Ovar).

A integração de Ovar nesta rede é o reconhecimento das suas tradições, história e património, assim como das suas celebrações seculares, nomeadamente as sete procissões quaresmais que ainda hoje são vividas de forma muito autêntica e particular, sendo uma verdadeira manifestação comunitária. “O facto de Ovar integrar esta rede é uma importante mais valia para a promoção do património cultural e religioso, material e imaterial do concelho”, defende Alexandre Rosas que acredita que as Solenidades Quaresmais, “para além de um evento religioso, são um símbolo da identidade do concelho que importa preservar e valorizar e uma oportunidade de promoção turística e desenvolvimento económico”, defende.

Apenas cinco territórios portugueses integram esta Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa: Ovar, Braga, Idanha-a-Nova, Óbidos e Santa Maria da Feira. Na Europa, a Rede integra celebrações de Portugal, Espanha, Itália, Malta, Eslovénia e Croácia.

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019, faz parte da Fundação Italiana Frederico II e visa promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relativo à Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, este consórcio pretende, ainda, criar sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

Até ao dia de Páscoa, 31 de março, o Programa das Solenidades Quaresmais tem um conjunto de propostas religiosas e culturais para viver. Consulte a programação completa em: https://www.semanasantaovar.pt/