Município de Ovar lança APP para facilitar recolha de Óleo Alimentar

Há 60 oleões espalhados por todas as freguesias do concelho de Ovar

01 de março 2024

A APP, intitulada «Carbon Foote», mostra aos utilizadores os pontos de recolha mais próximos. Esta iniciativa surge no âmbito da campanha “O Planeta conta consigo – Recolha de óleos alimentares usados no Concelho de Ovar” e é mais uma medida da Câmara Municipal de Ovar para incentivar os munícipes a adotarem hábitos mais sustentáveis.

“O Município de Ovar tem sido pioneiro nas questões ambientais. Neste sentido, a par de um forte trabalho de informação e sensibilização das pessoas, temos trabalhado para criar todas as condições para que seja cada vez mais fácil e acessível para os munícipes adotarem medidas verdes”, refere Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar. “Esta aplicação informática (APP) é um exemplo claro disso, na medida em que, tendo em conta o local em que se encontram, diz aos utilizadores exatamente onde se devem dirigir, poupando-lhes tempo”, explica o autarca, que deixa o repto à adesão da população.

“Só conseguimos alcançar as metas de sustentabilidade definidas se todos dermos o nosso contributo.  Há oleões em todas as freguesias do concelho e o processo é muito simples, pelo que apelo aos munícipes para que a reciclagem do Óleo Alimentar Usado passe a fazer parte das suas rotinas”.

No total de todas as freguesias, o Município de Ovar disponibiliza 60 oleões inteligentes e bastam apenas segundos para saber qual está mais perto do utilizador.  Para isso, basta descarregar a APP Carbon foote para o seu dispositivo móvel.

Reciclar o Óleo Alimentar Usado é simples e fácil

Desde a instalação dos 60 oleões inteligentes no concelho, no canal Horeca e no uso doméstico, já foram recolhidos quase 15 mil litros de Óleo Alimentar Usado. Com a campanha de sensibilização em curso, o Município de Ovar espera que ainda mais famílias comecem a reciclar também este resíduo.

O processo é fácil. Primeiro, deve-se colocar o Óleo Alimentar Usado arrefecido numa garrafa de plástico limpa, e quando a garrafa estiver cheia, fechar bem com a tampa e depositar no oleão. Os utilizadores podem registar o seu depósito, através da leitura do QR Code presente no oleão.

Se o utilizador se registar na APP terá ainda acesso à campanha “O Planeta conta consigo” e recebe um funil de apoio à separação do Óleo Alimentar Usado, que poderá levantar no Ecocentro de Ovar. A App dará o alerta de novas iniciativas e campanhas.

Para o futuro do planeta este simples gesto é essencial. Primeiro, porque os Óleos Alimentares Usados são resíduos úteis que, devidamente geridos, contribuem diretamente para a economia circular, pois são utilizados como matéria prima para a produção de biocombustíveis que pode ser utilizada, por exemplo, em aviões, carros, camiões e barcos. Além disso, quando, em vez da correta gestão, são depositados no sistema de esgotos, é uma fonte grave de poluição. Só um litro de óleo doméstico deitado no ralo da cozinha contamina um milhão de litros de água.