Destaques - Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ovar - 11 janeiro 2024

Gestão Municipal

Realizou-se esta quinta-feira, 11 de janeiro, a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ovar, no Salão Nobre da Autarquia.

11 de janeiro 2024

No Período de Antes da Ordem do Dia, entre outros assuntos, o Presidente da Câmara Municipal:

1. Destacou o sucesso das iniciativas ocorridas no âmbito do Cantar Os Reis, entre as quais a receção, na Câmara Municipal, de mais de quinhentas crianças das Troupes Infantis, e os concertos no Centro de Arte de Ovar das Troupes Adultas e Infantis, cujas atuações consolidam esta tradição vareira que, desde 2020, é Património Cultural Imaterial de Portugal.

2. Deu conta da cerimónia onde a fábrica de Ovar da Toyota Caetano Portugal apresentou o protótipo concebido para os Jogos Olímpicos de 2024.

3. Realçou o arranque do “Ovar Movimento Sénior”, uma iniciativa de promoção do envelhecimento ativo que ocorre duas vezes por mês, em Maceda.

No âmbito da Ordem de Trabalhos, entre outros assuntos:

1. Como forma de valorizar e incentivar a tradição centenária que é o Cantar os Reis, a Câmara Municipal ratificou uma proposta de apoio financeiro ao Cantar os Reis em Ovar – 2024, que se traduz num apoio financeiro às dez Troupes de Reis Infantis e às quinze Troupes de Reis Adultas, num valor de 7.250€ (sete mil duzentos e cinquenta euros).

2. No âmbito do Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas do Município, a Câmara Municipal aprovou ainda a atualização dos valores das taxas para o ano de 2024. A atualização dos valores, que se mantinham inalterados desde 2020, teve por base a média dos dois anos anteriores do índice de preços ao consumidor, tal como consta do Regulamento aprovado pela Assembleia Municipal de Ovar em 2010.

3. Ao abrigo dos Protocolos de Apoio ao Associativismo Social e Cultural, a Câmara Municipal aprovou também a comparticipação de investimentos efetuados por Associações do concelho.

Ovar, 11 de janeiro 2024