Site Autárquico de Ovar

Mês Sénior promove envelhecimento ativo e reflexão sobre a intergeracionalidade e a longevidade

Social

GerAções celebra o valor da idade com muitas atividades para seniores e não só

26 de setembro 2023

Como é já tradição, a Câmara Municipal, a Rede Social e a UCC de Ovar vão dedicar o mês de outubro aos seniores, este ano sob o tema “GerAções”. Música, desporto, exposições, tradições, workshops e muito, muito mais…O programa está desenhado para proporcionar momentos de convívio entre os seniores, promovendo a saúde do corpo e da mente, estimulando o envelhecimento ativo e combatendo o isolamento e a solidão. Ao mesmo tempo, pretende-se valorizar e incitar à reflexão sobre os temas da intergeracionalidade e da longevidade.

“Esperamos proporcionar um mês que incentive o convívio entre várias gerações, reconhecendo a sua importância para as questões da longevidade”, antecipa a vereadora com as competências da Saúde e do Desenvolvimento Social, Ana Cunha, salientando que o mês de outubro pretende ser também “um momento para refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice e levem à construção de respostas, ações e programas que impactem positivamente a vida das pessoas”.

O Mês Sénior é dedicado a todas as pessoas, independentemente da idade é, ainda, uma merecida homenagem. Como acrescenta a autarca, “o Mês Sénior de Ovar é também um momento de agradecimento, e reconhecimento público, pelo conhecimento, saber e pelo trabalho desenvolvido pelas pessoas em idade sénior do concelho”.

 

Uma panóplia de propostas para promover a saúde do corpo e da mente

A festa de abertura está marcada para o dia 5 de outubro, às 14h00, no Parque da Cidade de Ovar, com Jogos para Todos.

Antes disso e ainda no mês de setembro, no dia 29, vai decorrer mais um Convívio Sénior Municipal que, nesta edição, irá rumar até ao Santuário da Nossa Sra. de Fátima, seguindo-se um convívio na Quinta Dom Nuno.  Já 4 de outubro, às 10h00, tendo como ponto de encontro a Escola de Artes e Ofícios, decorre uma caminhada pelas pontes do rio Cáster e atividade física. No mesmo dia, às 21h30, Fernando Mendes sobe ao palco do Centro de Arte de Ovar para apresentar “Insónia”, uma divertida peça de teatro para rir do primeiro ao último minuto.

Até ao final do mês, há muitas outras iniciativas.  No dia 8 de outubro, às 14h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, a alegria chega com uma Matiné Dançante com Kit Carlos. Já no dia seguinte, 9 de outubro, às 14h30, no Parque Ambiental Buçaquinho, há um momento imperdível de mindfulness. Para quem não resiste a um bom “pezinho de dança”, no dia 11 de outubro, às 14h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, é obrigatória a inscrição no workshop de Danças de Salão. Nas Piscinas Municipais de Ovar, há Hidro Sénior, no dia 15 de outubro, às 10h00.

Para “ConVIVER com Danças e Cantares da Região Vareira”, nada melhor do que se juntar ao Grupo Folclórico “Os Fogueteiros de Arada”. É no dia 15 de outubro, às 16h00, na Sede do Grupo Folclórico. Já no dia 16 de outubro, às 10h30, o desafio é ir à descoberta da Biblioteca Municipal de Ovar. Também para apontar na agenda um Workshop de Tanoaria, a realizar na Tanoaria S. Pinto Coelho & Adrego, em Maceda, dias 17 e 19 de outubro, das 10h00 às 14h00.

O Mês Sénior continua repleto de boas energias.  No dia 18 de outubro, há sessão de cinema noturno ao ar livre. A exibição está marcada para as 20h30, na Santa Casa da Misericórdia de Ovar. E por falar em noites especiais, inesquecível será, também, o serão no Centro Social Habitovar que conta com uma Noite de Fados, no dia 20 de outubro, às 21h00.

Para rematar em cheio num mês de muitas emoções, nada melhor que a sessão de Walking Football, dia 23 de outubro, às 14h00, no Sporting Clube de Esmoriz. No Salão Paroquial do Furadouro, a 25 de outubro, às 14h30, há sessão de relaxamento e bem-estar.  Na Casa S. Thomé, em Ovar, para tomar nota, a “Tarde de Tertúlias” que está marcada para o dia 26 de outubro, às 14h30. Ainda na Biblioteca Municipal de Ovar, para Avós e Netos, há uma sessão muito especial do “Ao Sábado é outra história”, no dia 28 de outubro, às 10h30.

E é em grande que termina este Mês Sénior. Naquela que é a sessão de encerramento, a Escola de Artes e Ofícios de Ovar recebe uma matiné dançante com Bruno Cordeiro. É no dia 30 de outubro, às 14h00.

As comemorações chegam, também, às instituições com respostas socias dirigidas a idosos do concelho que vão receber uma animada tarde de jogos. A ação arranca no dia 6 de outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Válega. Segue-se no dia 10 de outubro, no Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Maceda e a 16 de outubro, na Santa Casa da Misericórdia de Ovar. A última sessão está marcada para o dia 24 de outubro, no Centro Social Habitovar.

Destaque, ainda, para o concurso de fotografia “GerAções” que desafiou os ovaranses a, através dos seus flaches, contribuírem para a valorização das vivências dos idosos, sensibilizando para a importância da confraternização e partilha de diferentes saberes e valores entre as gerações. A iniciativa culmina com uma exposição de fotografia, onde serão expostos os melhores trabalhos a concurso. A inauguração está marcada para o dia 20 de outubro, às 16h00, e vai estar patente no Museu Escolar Oliveira Lopes em Válega, até 25 de novembro. 

 

Mês Sénior convida a refletir e a agir

No Mês Sénior, há, ainda, um conjunto de importantes sessões de sensibilização, não só para idosos, mas também para cuidadores, especialistas e restante Rede Social, que desafiam a pensar sobre a intergeracionalidade e longevidade.

Assim, logo no dia 2 de outubro, destaque para a palestra “Ser feliz dos 60 aos 90” que decorre no Centro Comunitário Espaço Aberto de Ovar, às 10h00. Já no dia 4 de outubro, às 14h30 e dia 18 de outubro, às 10h00, no Museu Júlio Dinis, irá falar-se da “Gestão Socio-emocional do Cuidador Sénior” e nos dias 11 e 26 de outubro, às 10h00 e às 14h30, respetivamente, no Museu Escolar Oliveira Lopes, irão discutir-se as “Estratégias de Suporte para Cuidadores Seniores”.

“A Utilização das Novas Tecnologias” é o tema da sessão do dia 12 de outubro, às 14h30, no Museu Júlio Dinis. No dia seguinte, 13 de outubro, no mesmo local, às 10h00, destaque para a ação de sensibilização “Segurança na Habitação”. Na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, a 16 de outubro, às 10h30, o tema é “Alimentação Saudável”. A sessão vai contar com um momento de degustação. No dia 18 de outubro, às 14h00, haverá um Encontro para Cuidadores no Museu Escolar Oliveira Lopes, subordinado ao tema “Prevenção de Úlceras de Pressão”. Para encerrar este ciclo de palestras, a 27 de outubro, das 9h00 às 17h00, na Escola de Artes e Ofícios, realiza-se o “Encontro de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável”.

 

Consulte a programação completa aqui

Com a exceção do Espetáculo “Insónia”, todas as restantes atividades são gratuitas, algumas sujeitas a inscrição que poderá ser realizada presencialmente na divisão de Desenvolvimento Social e Saúde (Rua Heliodoro Salgado, nº 16, 3880-232, Ovar); online, através de formulário que será oportunamente disponibilizado, ainda, através de contacto telefónico (256 581 387) ou envio de email (divisocial@cm-ovar.pt).