Educação
“Continuar a trabalhar com o nível de exigência máxima”
A Câmara Municipal de Ovar apresentou, na passada sexta-feira, à comunidade escolar, o Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2023/2024, numa sessão que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Domingos Silva, vice-presidente da CMOvar e vereador com o pelouro da educação explica que “através da transferência de competências na área da Educação, que aceitámos há mais de um ano, assumimos muito mais responsabilidades. Mas, a proximidade que mantemos junto de todos os Agrupamentos de Escolas tem permitido dar uma resposta mais imediata e resolver os constrangimentos que vão surgindo.” Adiantando que “É com base no diálogo que conseguimos encontrar as melhores soluções e tomar as melhores decisões. Entramos num novo ciclo, que segue o seu caminho. E juntos, continuaremos a caminhar nesta nobre missão de Educar.”
O Guia Educativo apresenta as respostas municipais em matéria de educação para as crianças e jovens, complementares ao programa das escolas, estando dividido pelas seguintes áreas: Apoios às Famílias; Ação Social Escolar; Saúde e Bem-Estar; Educação Ambiental; Promoção da Leitura; Juventude em Ação; Promoção do Sucesso Escolar; Férias Divertidas; Cultura e Tradições; e podendo ser consultado no link http://www.cm-ovar.pt/pt/menu/424/guia-educativo-municipal.aspx.
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, não poderia estar mais de acordo, pedindo à comunidade educativa “que não perca o nível de exigência que se tem vindo a consolidar no nosso município. E diz-se que é difícil chegar ao nível de excelência, mas eu acho que já estamos nesse nível. Todavia, eu diria que é tão ou mais difícil continuarmos a manter o nível de excelência.”
O autarca reafirmou ainda que “não há nenhuma escola sozinha, nenhum aluno que esteja sozinho, nenhuma educadora, nenhuma presidente de Junta que esteja sozinho. Nós fazemos parte de equipa e de uma comunidade. Contem sempre com a Câmara Municipal e vamos continuar a trabalhar com o nível de exigência máxima”.