MAIO É O MÊS DO AZULEJO EM OVAR

Cultura

Instalação artística realizada por mais mil alunos assinalará o Dia Nacional do Azulejo “Rua das Cores”

28 de abril 2023

A Câmara Municipal de Ovar promove, de 1 a 31 de maio, a VI edição do Maio do Azulejo, evento de promoção da “Cidade-Museu Vivo do Azulejo”, de valorização dos patrimónios – azulejar, arquitetónico, histórico e cultural – de formação e sensibilização de públicos. Um dos grandes destaques da programação é o dia 06 de maio, Dia Nacional do Azulejo, no qual será inaugurada uma instalação artística de fachadas azulejares com padrões feitos pelos cerca de 1100 alunos do 2º ciclo das Escolas do Concelho de Ovar.

Esta iniciativa foi desenvolvida em colaboração com os agrupamentos de escolas do concelho de Ovar e o resultado final, composto por 48 estruturas, vai dar lugar à “Rua das Cores”, que será inaugurada, no dia 06 (sábado), pelas 15 horas, na Praça da República. Através deste projeto, aliou-se a pedagogia com a sensibilidade para o património azulejar, numa perspetiva criativa, educativa e sustentável.

Para celebrar esta efeméride, este dia contará, ainda, com um conjunto diversificado de visitas guiadas, oficinas criativas, contadores de histórias, performances de dança/teatro, em formato site specific, e, para finalizar, um concerto com Teresinha Landeiro no Largo do Tribunal de Ovar, um dos espaços mais emblemáticos do centro histórico da cidade de Ovar e referência da azulejaria modernista Portuguesa.

Destaque ainda para a mostra de artesanato-conceito “Azzelij”, em parceria com as associações de artesanato do município, que acontecerá durante todo o dia no largo do Chafariz do Neptuno, onde artesãos e criadores darão a conhecer novas propostas de produtos ou serviços inspirados no tema Azulejo.

Mas sendo Maio o mês o azulejo, o programa arranca logo no dia 1 com o projeto CLICK, um passeio fotográfico pelo centro da cidade Ovar, sendo um convite para todos os amantes de fotografia urbana a descobrir o património azulejar do concelho de Ovar. Nesta edição, após passagem, nas anteriores, pelas freguesias de Válega #1, São Vicente de Pereira #2, Cortegaça #3 e Esmoriz #4, o desafio será olhar as ruas de Ovar, a Cidade-Museu Vivo do Azulejo, e explorar todo o seu património edificado, arquitetónico e artístico. No seguimento das edições passadas, as imagens captadas farão parte de uma instalação artística exposta em espaço público no dia 18 de maio (Dia Internacional dos Museus).

Até ao final do mês não faltarão iniciativas tendo o Azulejo como elemento central, desde a Exposição “Os painéis de azulejos da Estação de Caminho-de-Ferro de Ovar”, na Escola de Artes e Ofícios (dia 8); o espetáculo Grande Orquestra Mãos de Barro, no Centro de Arte de Ovar (dia 13); a celebração do Dia Internacional do Museus – 18 de maio, com a apresentação do projeto Ovar | Museu do Azulejo, tendo em vista a adesão à Rede Portuguesa de Museus, e a inauguração do painel “Raízes” (protocolo com a Cercivar); Fados na Estação (26 de maio); e o Concerto de Tiago Bettencourt com duas Bandas Filarmónicas de Ovar, na Praça da República (27 de maio). O programa pode ser consultado na integra aqui.

Desta forma, o reconhecido e valioso património vareiro, o AZULEJO, uma imagem de marca do concelho, volta a ser protagonista de um programa diversificado, exploratório, inclusivo e estruturado para diversos públicos, onde se desatacam as experiências e oficinas criativas, exposições, os espetáculos em espaço e ambiente cénico e visitas guiadas.