CMOvar aprova Relatório de Gestão e Contas 2022

Gestão Municipal

“Demos o melhor de nós para chegar a todos”

13 de abril 2023

O executivo liderado por Salvador Malheiro aprovou, hoje, o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar, um documento que comprova que o exercício de 2022 deu resposta às principais necessidades e anseios das Pessoas, das Famílias, das Empresas e das Instituições do concelho.  Sempre com a prudência de se balizar pelos recursos financeiros municipais e, adianta o autarca, “frequentemente cruzando a linha daquelas que são as nossas competências legais. Demos o melhor para chegar a todos. Para garantir que ninguém ficava “para trás”. Para colocar as pessoas no centro de todas as decisões”.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar afiança que “Estamos de consciência tranquila e cientes do que conseguimos concretizar. Em 2022, demos continuidade à gestão criteriosa que temos adotado desde 2013, e que nos tem permitido ter, ano após ano, contas certas e equilibradas, indicadores financeiros de excelência e uma carga fiscal reduzida e adequada à nossa dimensão”. Adiantando que “mesmo com a manutenção da carga fiscal em níveis historicamente reduzidos, ao longo do ano conseguimos conciliar a solidez financeira da autarquia com a atribuição de apoios sociais, económicos, culturais, e desportivos, entre tantos outros, que fizeram a diferença no dia-a-dia das Pessoas, Empresas, Instituições e Coletividades, isto é, as “forças vivas” da nossa comunidade. Com esta gestão responsável conseguimos ainda – sem comprometer a sustentabilidade financeira – concretizar um plano de investimentos estruturado no desenvolvimento do território e continuar a fazer de Ovar um “território de Emoções”, onde prevalece a igualdade de oportunidades.”

Salvador Malheiro concluiu, afirmando que “Ainda assim, muito mais há a fazer no futuro. Estamos cientes de que um Município se constrói e se renova a cada dia e, com a humildade que nos caracteriza, reconhecemos que há metas por alcançar, aspetos a melhorar e sonhos por concretizar. Mas já estamos no caminho”.

Sobre os indicadores de gestão, estes demonstram uma excelente saúde financeira, apresentando, por exemplo, um saldo de gerência de 8,5 Milhões € (inferior a 2021 em resultado de uma maior execução do Orçamento e GOP’s), uma taxa de execução global das Grandes Opções do Plano de 77%. E os indicadores de liquidez, autonomia, solvabilidade e endividamento continuam robustos.

Os documentos seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal de Ovar e, posteriormente, serão disponibilizados no portal do Município.