Site Autárquico de Ovar

CMOvar recebe atleta paralímpico de Judo Miguel Vieira

Desporto

05 de dezembro 2022

O judoca Miguel Vieira foi hoje recebido nos Paços do Concelho, pelo presidente, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar e pelo vereador do Desporto, Salvador Malheiro, Domingos Silva e Alexandre Rosas, respetivamente. Miguel Vieira foi o primeiro judoca português a participar nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016. 

Hoje, o atleta participa numa conferência organizada pela Associação Desportiva e Cultural da Escola Secundária Macedo Fragateiro, que tem desenvolvido a sua atividade na promoção do Judo, onde falará sobre o seu percurso enquanto atleta invisual, o seu percurso académico e o seu percurso pessoal antes e depois da cegueira. 

Das suas principais conquistas, enquanto atleta, destaque para a 1ª competição representando Portugal no paralímpico internacionalmente, 1ª Medalha de Ouro do Judo Paralímpico, 1ª participação de Portugal em judo paralímpico no Campeonato da Europa, no Campeonato do Mundo, nos Jogos de Inverno e nos Jogos Olímpicos. 

Atualmente, é vice-campeão da Europa 2022 na categoria -60kg paralímpicos, 5º lugar no campeonato mundial de judo 2022 categoria -60kg paralímpico, sete vezes campeão nacional categoria -66 kg paralímpico e o próximo grande objetivo são os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Para Salvador Malheiro “é uma honra receber atletas e campeões em Ovar”, enaltecendo o trabalho de Miguel Vieira dentro do tapete e fora do tapete de competição, sublinhando que “é de extrema importância as palestras e seminários nas escolas, contribuindo para familiarizar os alunos com as modalidades e com os atletas que nos representam internacionalmente”.