CMOvar vai substituir árvores do alinhamento poente da Alameda do Poder Local

18 de novembro 2022

A Câmara Municipal de Ovar vai dar início, na próxima semana, ao abate de árvores no alinhamento poente da Alameda do Poder Local (zona envolvente da Habitovar, Piscina Municipal e Escola António Dias Simões), substituindo-as por outra espécie.

Esta medida surge na sequência de as atuais árvores se encontrarem já mortas e em declínio, evitando-se desta forma riscos para a via pública.

Recorde-se que as atuais árvores “robinia pseudoacacia L.” foram colocadas aquando da construção da Alameda do Poder Local, espécie que anos depois veio a ser classificada como invasora, incluída na Lista Nacional de Espécies Invasoras. Há três anos atrás, foram já abatidas as árvores que restavam do alinhamento a nascente (o que tinha menos árvores vivas), e implantado com êxito um novo alinhamento de árvores, da espécie “tipuana tipu”, concluindo-se agora a intervenção no alinhamento poente.