Site Autárquico de Ovar

Câmara de Ovar disponibiliza 10 mil euros para os jovens transformarem ideias em realidades

Juventude

08 de novembro 2022

Pela primeira vez na história do Município de Ovar, a Câmara Municipal vai organizar o Orçamento Participativo (O.P.) Jovem, com o objetivo de “empoderar” os jovens e dar-lhes a “capacidade de decidirem o destino de 10.000€ (dez mil euros) do Orçamento Municipal”, contribuindo para afirmar Ovar como um território mais empreendedor, mais coeso e mais próximo da juventude.

Esta primeira edição será totalmente digital, e estará dividida em 3 fases. Na primeira fase, qualquer Jovem entre os 18 e os 35 anos, recenseado no concelho, pode apresentar até 2 ideias para melhorar a sua rua, freguesia ou o concelho. As ideias têm de ser carregadas, até 20 de novembro, no site do O.P. Jovem (https://opjovem.cm-ovar.pt/).

Na segunda fase, os jovens votam nas ideias que preferem, através de SMS gratuita ou no site do O.P. Jovem.

Na terceira fase, a Câmara Municipal de Ovar irá transformar as ideias mais votadas em realidade.

O O.P. Jovem visa transformar as melhores ideias em melhores realidades”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, sublinhando que a autarquia “continua a dar voz aos jovens, mas agora vai ainda mais longe e dá-lhes o poder de decidir”. É por isso, explica o autarca, que o slogan do O.P. Jovem é #OPoderÉteu.

Para Ruben Ferreira, o OP Jovem foi concebido para incentivar a participação dos jovens porque “é 100% online”, sublinhando que“o carregamento da ideia demora menos de 2 minutos” e o formato também ajuda: “são os Jovens que propõem, são os Jovens que decidem, mas é a Câmara Municipal que fica com a responsabilidade de concretizar”.

Mais informações em: https://opjovem.cm-ovar.pt/ ou servico.juventude@cm-ovar.pt

Recorde-se que, a par do OP Jovem, o Município de Ovar encontra-se também a organizar o Orçamento Participativo Escolar, destinado aos alunos dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.