Recolha porta-a-porta de Biorresíduos arrancou no canal Horeca

06 de outubro 2022

O Município de Ovar deu início à recolha seletiva de resíduos alimentares no canal Horeca – estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares, começando pelo circuito Horeca Sul. O percurso, que será feito às segundas, quartas e sextas-feiras, pela empresa PreZero, percorreu os estabelecimentos das rotas de São João de Ovar, Ovar centro, zona industrial e Furadouro.

O primeiro dia de recolha incluiu na sua rota cerca de 40 superfícies comerciais e de serviços do Concelho de Ovar, desde cafés, restaurantes, mercearias e associações do Concelho. Aos estabelecimentos que fizeram a pré-adesão à campanha dos biorresíduos foi entregue um contentor de 80 litros para a separação dos orgânicos produzidos na preparação de refeições, sobras de comida e resíduos derivados de cafetaria ou padaria, entre outros.

Domingos Silva, vice-presidente da autarquia, acompanhou o início das recolhas no centro da cidade e salienta que “os estabelecimentos estão a aderir à campanha dos biorresíduos e o primeiro dia de recolha é o reflexo da preocupação dos empresários e associações em contribuírem para este projeto. Estão a ser cumpridas as orientações dadas pelas equipas no terreno e acreditamos que será o início de um projeto bem-sucedido, onde somos dos Municípios pioneiros no país”.

As rotas de recolha continuarão a ser implementadas nos próximos dias, avançando para os estabelecimentos Horeca mais a norte do Concelho, nomeadamente para as freguesias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda.

As visitas das equipas de sensibilização para o Canal Horeca continuam no terreno para novas adesões e podem ser agendadas através da ecolinha@cm-ovar.pt ou pelas linhas de atendimento telefónico gratuito 800 450 046 ou 800 204 679.

A separação dos resíduos alimentares contribui para uma economia circular, visando o correto tratamento e valorização deste resíduo, cumprindo as metas de preparação para reutilização e reciclagem e desvio de RUB (Resíduos Urbanos Biodegradáveis) de aterro, previstas no PERSU2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos).