Site Autárquico de Ovar

“Porque é Infinito”, uma releitura de Romeu e Julieta

Cultura

25 de maio 2022

“Amor, isso é exatamente o quê?” é a pergunta que serviu de argumento à criação de Porque é Infinito. A partir de uma releitura contemporânea de Romeu e Julieta, o clássico de William Shakespeare sobre o amor e os seus limites, Victor Hugo Pontes constrói uma obra onde a palavra e o movimento se fundem na sua linguagem coreográfica tão singular. Um espetáculo de dança, música e teatro de emoções, que tem merecido o interesse do público, para assistir no Centro de Arte de Ovar, dia 27 de maio, pelas 21h30.

Depois de “Os Três Irmãos”, Victor Hugo Pontes regressa a um palco que já lhe é familiar para coreografar sobre um amor que se quis e acreditou infinito, mas redundou numa tragédia para os seus protagonistas. Com texto de Joana Craveiro, “Porque é Infinito” resulta de uma pesquisa documental, afetiva e poética, que coloca o texto canónico de William Shakespeare nos dias de hoje e o olha a partir daqui.

A convite de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional de São João, Victor Hugo Pontes, diretor artístico da peça, afirma “A mim interessa-me muito pegar nestes textos que fazem parte de outra geração e colocá-los nos dias de hoje. É muito bonito ouvir Shakespeare, mas é muito exigente também. Romeu e Julieta é a primeira grande história de amor que nós conhecemos.”

Com estreia em dezembro de 2021, a peça tem esgotado sessões em várias salas de espetáculos a nível nacional. Adaptado ao contexto real dos protagonistas Romeu e Julieta, que, à data, tinham, respetivamente, 15 e 13 anos, o elenco de palco é composto, maioritariamente, por jovens bailarinos com idades entre os 15 e os 20 anos. Este é um espetáculo que habita a dança, o teatro e a música onde “as palavras são importantes, mas os gestos, a coreografia e toda a ação que está em volta leva o espectador a acreditar naquilo que está a ver”, realça Victor Hugo Pontes.

Dúvidas e certezas, e a adolescência como pano de fundo, um tempo de excessos, e madrugadas longas, nas quais se convidam o amor, mas também a morte. Já sabemos o final desta obra e a história trágica do amor entre dois jovens. Mas, saberemos contá-la desde o início? Um espetáculo sobre formas de contar uma história que já se ouviu mil vezes, e de amar e de dizer ‘para sempre’, ou porque é infinito, no remate de uma frase que descreve o quanto amamos e continuaremos a amar. Verbo, já agora, difícil de definir, este de ‘amar’.

“Porque é Infinito” resulta de uma coprodução Centro de Arte de Ovar, Nome Próprio, Centro Cultural Vila Flor, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Aveirense e Teatro Nacional de São João. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira online: https://caovar.bol.pt/. Mais informações para caovar@cm-ovar.pt