Autarquia promove Ateliê de Natal dedicado aos seniores do Concelho

22 de dezembro 2021

No âmbito do projeto “Menos Sós…Mais Nós: Equipas Locais de Voluntariado”, a Câmara Municipal de Ovar e a Rede Social, estão a desenvolver, desde o dia 1 de dezembro, a iniciativa “Ateliê de Natal”. Em dezembro, há 24 janelas por abrir no calendário do advento com mensagens inspiradoras, desafios diários ou pequenos presentes.

Até 24 de dezembro os seniores do Concelho de Ovar têm uma mensagem para abrir ou atividades para realizar no calendário do advento. A iniciativa municipal, que visa combater a solidão dos munícipes em idade sénior e promover o envelhecimento saudável, contemplou, para a quadra natalícia, a elaboração de calendários do advento que foram oferecidos a beneficiários do projeto. Provérbios, frases inspiradoras, exercícios de respiração e doces de Natal são algumas das surpresas escondidas nas janelas do calendário. No total foram elaborados 84 calendários que estão a fazer os dias de cerca de 210 pessoas idosas do Concelho de Ovar.

Iniciativa planeada e executada pela autarquia em conjunto com as entidades gestoras de Voluntário do projeto “Menos Sós… mais Nós”, envolveu técnicos, voluntários e seniores, tendo sido no dia 1 de dezembro lida a primeira mensagem de Natal. Através desta ação foi possível estabelecer uma rotina de bem estar, incentivar o compromisso com a socialização e potenciar trocas afetivas, especialmente significativas nesta época do ano. As fotografias/vídeo retratam todo o processo de desenvolvimento e entrega do calendário, bem como posterior acompanhamento das atividades realizadas.

Em articulação com a Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Ovar, a atividade teve a participação da Delegação de Ovar da Cruz Vermelha Portuguesa, do Centro Comunitário de Esmoriz, do Centro de Promoção Social do Furadouro, do Grupo de Ação Social de São Vicente Pereira e Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã.

O projeto "Menos Sós...Mais Nós: Equipas Locais de Voluntariado", projeto de voluntariado de proximidade, é uma iniciativa do Núcleo Executivo do CLAS do Município de Ovar. É direcionado para a população idosa residente no Concelho de Ovar, que se encontra a viver só ou sem retaguarda familiar. Os voluntários realizam visitas periódicas ao domicílio das pessoas idosas bem como prestam auxílio nas seguintes atividades: companhia; escutar; ler; jogar; passear; promover a autonomia nas atividades de vida diária; apoio na interpretação e entrega de documentação em serviços; organizar medicação, entre outros.

Para se tornar beneficiário ou voluntário neste projeto, basta inscrever-se no link: https://forms.gle/sJAPnZWJ9x1qPENf6 ou através do 256 581 387.

Vídeo: Calendários do Advento