Site Autárquico de Ovar

Ovar vai receber pelo sexto ano consecutivo galardão de Município Familiarmente Responsável

Social

“Proteger as famílias continua a ser prioridade”

19 de novembro 2021

O Município de Ovar vai receber, pelo sexto ano consecutivo, o galardão de Município Familiarmente Responsável, vendo assim reconhecidas as boas práticas adotadas em matéria de responsabilidade familiar para com os seus munícipes e colaboradores, tendo-lhe sido ainda atribuída a Bandeira Com Palma que premeia a continuidade das suas políticas nesse âmbito. A cerimónia de entrega do galardão terá lugar no próximo dia 25 de novembro, em Coimbra.

A distinção é atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que revela que “em 2020, houve um efetivo aprofundamento das ajudas a situações de risco, fragilidade e extrema carência por parte do poder local, que com as suas medidas de proximidade responderam à fragilização das famílias a todos os níveis, no contexto global que a pandemia da COVID-19 atingiu em Portugal e o mundo”.

No caso de Ovar foram avaliadas medidas como o apoio ao arrendamento, desenvolvimento de projetos como o PES (Projeto Psicoeducacional e Social em Comunidade), Gabinete de Inserção Profissional, Componente de Apoio à Família nas escolas, oferta de manuais escolares, apoio às IPSS, Fundo de Emergência Social; Bolsas de Estudo ao Ensino Superior; Consultas de Psicologia, entre outras, bem como o profícuo trabalho durante a pandemia.

O galardão atribuído reconhece ainda a aposta continuada do Município em políticas socioeducativas de apoio à família ao longo destes últimos anos, de forma concertada e nas suas diversas dimensões, nas quais a população mais vulnerável não é esquecida.

Para a vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde, Ana Cunha, “valorizar a família, prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade continua a ser uma prioridade, pelo que a aposta em políticas de apoio à família tem vindo a ser consolidada e aprofundada ao longos dos anos. 2020 foi um ano excecional, no qual reforçámos muitos apoios e aprofundámos outros, como é o caso das respostas psicossociais. Continuamos comprometidos com a escolha de políticas responsáveis, promotoras de qualidade de vida para todos, que evidenciem a importância da família para a construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada.”