Esclarecimento CMO: Abate de árvores no Largo Santa Camarão (Arruela) motivado por razões de segurança e salubridade

10 de setembro 2021

A Câmara Municipal de Ovar vem esclarecer que, no âmbito da empreitada de “Requalificação dos Largos 1º de Dezembro, Santa Camarão, Combatentes e percursos de ligação - Rua Visconde de Ovar – Ovar”, foi efetuado o abate de algumas árvores no Largo Santa Camarão - Lugar da Arruela, em Ovar, motivado por questões de segurança de pessoas e bens, assim como de melhoria das condições de salubridade do espaço público.

Aquando da elaboração do respetivo projeto concluiu-se que, na zona da Arruela, algumas árvores apresentavam diversas patologias, para além de terem raízes muito extensas e superficiais, pondo em causa o pavimento circundante e a segurança. Neste sentido, foi decidido substituir estes elementos por novas espécies, mais adequadas ao local e à função.

De referir que o projeto, que foi apresentado publicamente à população e que incorporou muitos dos contributos apresentados, prevê que, no Largo Santa Camarão, o número de árvores final seja superior ao existente, ou seja, passará de 13 para 15 árvores, melhor distribuídas, assegurando uma melhoria no usufruto e vivência do espaço.

A Câmara Municipal de Ovar reitera que as questões ambientais são primordiais para o atual executivo, no entanto, a segurança dos munícipes é ainda mais importante. A decisão tomada pretende garantir que o Largo Santa Camarão seja um espaço que proporcione qualidade de vida a todos os cidadãos, sem exceção, e que seja um espaço que todos possam usufruir em segurança.