Site Autárquico de Ovar

Talk de Juventude do Município trouxe Tarantini a Ovar para inspirar jovens

Juventude

Jovens do concelho receberam gratuitamente um livro «A Minha Causa» autografado na iniciativa organizada pelo Serviço de Juventude da autarquia, que teve como convidado Ricardo Tarantini, capitão da equipa de futebol profissional Rio Ave F.C.

08 de setembro 2020

Para sensibilizar os jovens do concelho para a necessidade de precaverem a sua situação económica, a par da sua carreira desportiva, a Câmara Municipal de Ovar organizou uma Talk de Juventude com o conceituado jogador profissional de futebol e capitão do Rio Ave F.C., Ricardo Tarantini, a qual foi moderada por Ruben Ferreira, vereador da Juventude da autarquia.

“O objetivo destas Talks de Juventude tem sido abordar temas importantes de forma descontraída” explica o vereador Ruben Ferreira, “e fazemo-lo convidando personalidades interessantes e que acrescentem valor aos jovens que assistem ao evento”.

Sob o título “Vence Primeiro na Vida e Depois no Desporto” a iniciativa gratuita, que decorreu no passado dia 7 de setembro, presencialmente na Escola de Artes e Ofícios, em Ovar, e com transmissão em direto no Facebook Ovar Jovem, permitiu aos participantes conhecer boas práticas que podem seguir na preparação de uma carreira profissional.

“Com este evento, por um lado quisemos dar aos nossos jovens a possibilidade de poderem conviver e questionar um dos maiores especialistas em Portugal, e, por outro lado, como queremos que os nossos jovens cheguem o mais longe possível, ainda lhes oferecemos, gratuitamente, um livro «A Minha Causa», autografado pelo Tarantini, para os inspirar a serem melhores cidadãos e profissionais”, sublinha o vereador Ruben Ferreira.

No decorrer do evento, Tarantini recorreu ao seu exemplo pessoal de jogador profissional de futebol para inspirar os jovens participantes: “Todo o meu percurso de vida foi feito com base no meu plano A. E o meu plano A… era estudar”, referiu. Tarantini alertou ainda os jovens para a importância do planeamento da carreira futura: “Como desportistas, se tudo correr bem, acabamos a carreira por volta dos 35 anos, mas temos de nos lembrar que, depois, ainda temos cerca de 30 anos de carreira profissional pela frente”. A finalizar, o atleta profissional deixou um alerta: “O dinheiro não deve ser um objetivo em si mesmo, mas sim uma consequência do bom trabalho que fazemos. Devemos querer ser jogadores e pessoas melhores para termos melhores projetos”.

A avaliação do evento foi efetuada pelos participantes de forma presencial no final da sessão e, segundo a autarquia “superou todas as expectativas”, com 28% dos participantes a classificarem o evento como «Bom» e 72% a classificarem-no como «Muito Bom».

A cargo do Serviço de Juventude da Câmara Municipal de Ovar, o Ciclo de “Talks de Juventude”, iniciado em junho de 2020, decorrerá ao longo do ano, de forma presencial e com transmissão em direto no Facebook Ovar Jovem.

Em outubro, perspetiva-se uma nova sessão do Ciclo de “Talks de Juventude”, desta vez dedicada à temática da saúde mental dos jovens, para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental.