Site Autárquico de Ovar

Bancos dos Jardim do Campos com novos azulejos

Obras e Projetos

Extratos das cartas de Júlio Dinis saem do Museu para o espaço público

22 de julho 2020

No âmbito da obra de Requalificação do Eixo Viário constituído pelas Ruas Dr. Manuel Arala e Elias Garcia, foi igualmente requalificado o Jardim dos Campos, estando a decorrer a colocação de painéis de azulejos nas bases dos bancos de jardim, e que representam extratos da correspondência de Júlio Dinis, trazendo, desta forma, uma parte do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense para o espaço público envolvente.

Esta é uma forma de homenagear o romancista Joaquim Guilherme Gomes Coelho, sendo que a última homenagem foi a implantação do busto em bronze de Júlio Dinis (pseudónimo), da autoria de Raúl Xavier, datado de 1961 e inaugurado em 1966.

Nestes painéis de azulejo são revelados, aos Ovarenses e visitantes, breves extratos da correspondência deste escritor, através da reprodução dos originais atualmente à guarda na Biblioteca do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, tratando-se de um prenúncio do programa evocativo dos 150 anos do seu falecimento (12 de setembro de 1871/2021).

Com a técnica da estampagem, o Atelier de Conservação e Restauro de Azulejo de Ovar (ACRA) perpétua, assim, nos painéis de azulejos a caligrafia de Joaquim Guilherme Gomes Coelho que, no Verão de 1863, já diagnosticado com tuberculose, veio para Ovar apanhar o ar da brisa marítima e descansar, ficando hospedado na Casa dos Campos, propriedade da tia paterna, D. Rosa Zagalo Gomes Coelho, onde colheu inspiração para alguns dos seus principais romances, As Pupilas do Senhor Reitor e A Morgadinha dos Canaviais.