ATIVIDADE FÍSICA NO PARQUE URBANO DE OVAR

Desporto

19 de maio 2020

A Câmara Municipal de Ovar, no âmbito do Programa ATUAR, vai oferecer sessões gratuitas de atividade física ao ar livre, promovendo a saúde e bem-estar físico e psíquico da comunidade vareira.

Retomar a dinâmica social, de modo responsável e gradual, é, agora, a aposta da Câmara Municipal de Ovar. A promoção e dinamização da atividade desportiva, programada e orientada, é um dos vetores do Programa que a autarquia lançou e que visa, de modo global, contribuir para a revitalização cultural, social e económica do Município. Como o próprio nome sugere, este é “um Programa de ação”, com projetos e iniciativas que vão ser lançadas à medida que as restrições legais o forem permitindo e de acordo que se for sentindo, localmente, como necessário e importante para o território e para a promoção da saúde e bem-estar da população.

Depois de ter assumido o Online, através da marca OVAR/CULTURA (Facebook e YouTube) como meio de comunicação com o público e espaço de divulgação e promoção da atividade física em contexto domiciliário,  a Câmara Municipal está a programar atividades dirigidas aos diversos públicos, nomeadamente ao público mais sedentário e socialmente isolado, enquadradas nas restrições legais e garantindo todas as condições de segurança e proteção sanitárias, promovendo a saúde e bem-estar físico e psíquico da comunidade local.

Pretendendo alargar a oferta a outras áreas do Concelho, as atividades vão começar por acontecer no Parque Urbano de Ovar e estão sujeitas ao cumprimento de algumas regras de participação, no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020 de 30 de abril de 2020, que passa a admitir a atividade física e a prática desportiva ao ar livre que não envolva contacto físico, desde que no respeito de regras e higienes sanitárias. Assim, todos os participantes terão de inscrever-se, obrigatoriamente, nas atividades, por marcação prévia, através dos contactos do Serviço de Desporto, telefone 256 586 745 ou Email: servico.desporto@cm-ovar.pt, cabendo aos Técnicos de Desporto a gestão e orientação dos interessados, confirmando a sessão em que poderão participar, de acordo com a procura.

Cada sessão, receberá 15 participantes, orientados por 3 Técnicos da Câmara Municipal (1 Técnico para 5 participantes), pelo que, de modo a poder chegar ao maior número de interessados, nesta fase, cada participante só pode frequentar uma sessão por semana.

Durante a atividade, todos os participantes usarão máscara e  deverão manter um distanciamento mínimo de segurança de dois metros. Não será usado material didático e cada um levará a sua garrafa de água ou outro meio de hidratação e higiene individual.

As sessões terão lugar, nos meses de maio e junho, às terças e quintas, das 09h30 às 10h30 e das 18h30 às 19h30. Aos domingos haverá apenas a sessão matinal, das 09h30 às 10h30. São 15 sessões de grupo semanais.