Reabilitação do Bairro do SAAL em Cortegaça consignada

Obras e Projetos

Um dia histórico e repleto de emoções

30 de dezembro 2019

Dando cumprimento ao plano de ação para o atual mandato, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, consignou, hoje, a empreitada de Reabilitação do SAAL, num dia histórico para a Vila de Cortegaça.

Adjudicada por 690 mil euros, esta obra engloba 12 moradias e visa melhorar as condições de habitabilidade das mesmas, nomeadamente através da resolução de problemas de isolamento térmico, infiltrações, da substituição dos vãos com caixilharia para instalação de vidros duplos, execução de escadas novas, criação de uma casa de banho no piso 1, renovação das instalações elétricas e hidráulicas. Esta é mais uma obra que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Ovar.

Recorde-se que, o projeto do Bairro do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), em Cortegaça, foi elaborado por Alfredo Resende e António Moura, em outubro de 1975, com o apoio do Fundo de Fomento da Habitação, tratando-se de habitações muito antigas que se foram degradando ao longo de quatro décadas, pelo que era imperiosa e urgente uma intervenção neste bairro, dotando-o de condições de habitabilidade, conforto e segurança. E, paralelamente, contribuir para melhorar a qualidade e a imagem do tecido urbano, ampliando a atratividade desta zona nobre da praia.

Num dia histórico para a Vila de Cortegaça, Salvador Malheiro, revelou que é também “um dia de fortíssimas emoções. Sinto uma alegria enorme por ter a sorte de ser eu a estar aqui, hoje, e poder começar com esta obra. As minhas primeiras palavras são dirigidas aos vareiros da praia de Cortegaça, pela paciência que têm tido e por terem sabido esperar e agradecer por este momento. Fazemos um esforço muito grande para tentar fazer deste território, um território de igualdade para todos, porque todos merecem as condições mínimas de habitação, saúde, educação, ambiente… Naturalmente que, quem mais trabalha e se dedica, merece ser premiado, mas, na verdade, as condições de habitação destas pessoas do Bairro do SAAL, desde finais dos anos 70, não são dignas da pessoas humana.” Acrescentando “Eu sinto-me um entre todos vós e é por essa razão que, no meio de tantos problemas, não há nada que pague a satisfação e o orgulho que hoje sinto. Porque sei que desse lado, há igualmente uma satisfação enorme e uma alegria impressionante. E isso faz com que eu tenha um enorme prazer em ser vosso Presidente de Câmara. Não há nada mais gratificante na atividade política do que nós sermos presidentes da nossa gente e da nossa terra”.

Tratando-se de uma obra com um prazo de execução de 366 dias, o autarca vareiro lançou um apelo ao empreiteiro “Com trabalho e empenho, peço que possa adiantar a obra uns dias, uma semana, para que as famílias possam passar o Natal de 2020 nas suas casas novas. Isso era de facto, a prenda que estas pessoas merecem há muitos, muitos anos.”