Site Autárquico de Ovar

Animar as Praias 2019

Animar as Praias 2019

Cultura

“Experiências memoráveis nos espaços praia de Ovar”

28 de junho de 2019

A animação de Verão em território vareiro arrancou ontem com o Arraial da Barrinha, em Esmoriz, com o concerto dos Uxu Kalhus. Até 07 de julho, o Arraial da Barrinha promete grandes momentos e grandes concertos: Maria Emília (28 junho), Patax (29 junho), Janita Salomé (30 junho), Artistas da Cidade (1 julho), Bruno Cordeiro (2 julho), Banda Filarmónica Ovarense (3 julho), Tributo U2 (4 julho), Áurea (5 julho), Marta Ren (6 julho) e You Can’t Win Charlie Brown (7 de julho).

A Praia de Cortegaça recebe, entre 19 e 21 de julho, a Festa das Coletividades e, entre 14 e 18 de agosto, o Cortegaça em Festa, com Bezegol (14 agosto), Meio Irmão (15 agosto), Mercado Negro (16 agosto), Bonga (17 agosto), entre muitos outros.

Mais a sul, na Praia do Furadouro, os Concertos na Avenida contemplam a Orquestra Filarmonia das Beiras (10 agosto), Carlão (17 agosto), Mafalda Veiga (24 agosto) e Carolina Deslandes (31 agosto).

A praia de Maceda apresentará Kathy Guerreiro (17 agosto), no âmbito das Festas em honra da Sra. Da Saúde, e a Praia do Torrão do Lameiro recebe 4MEN’S (25 agosto), concerto inserido nas Festas em Honra da Sra. Da Boa Viagem do Torrão do Lameiro.

Para além dos espetáculos musicais, a área ambiental terá igualmente espaço nas praias do concelho através do projeto Ovar é Mar, que se consubstancia em oficinas dirigidas a crianças para aprender ciência a brincar.
Na área da inclusão, mantém-se o Sistema de identificação de cores para daltónicos ColorAdd nas bandeiras de praia e nos contentores de recolha seletiva de resíduos de praia.

Preservando as tradições, as praias do concelho de Ovar serão igualmente palco para diversos Festivais de Folclore. As Festas do Mar de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro e outras Festas Populares fazem igualmente parte deste programa de animação, numa vertente popular e religiosa.

O Desporto na Areia é mais uma proposta do Animar as Praias no Furadouro, com aulas de Fitness (às terças e quintas-feiras, pelas 10h30, em julho e agosto) e o Torneio de Basquetebol 3X3, entre 2 e 4 de agosto.

Implementadas em 2015, as Visitas Guiadas, no âmbito do turismo, têm cada vez uma procura e afluência maiores. Neste sentido, esta é uma iniciativa que tem vindo a ser aprofundada e para o presente Verão estão agendadas várias visitas guiadas, com temáticas diferentes e que dão a conhecer os principais pontos de interesse do concelho.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recorda que o território vareiro é detentor de 17 km de costa atlântica de uma beleza natural ímpar. Temos praias de excelência, galardoadas com Bandeira Azul, com Qualidade Ouro e algumas com Bandeira Praia Acessível e, como tal, temos que apresentar um programa de animação de qualidade em diversas áreas e para diferentes públicos. Trata-se da dinamização dos nossos espaços praia, atraindo turistas e veraneantes, e contribuindo para o fomento da economia local e a promoção do território. Ovar é um destino turístico com grande potencial e, em pleno Verão, as nossas praias estão em destaque e sabemos que proporcionam a todos os que nos visitam experiências memoráveis”.