Site Autárquico de Ovar

Temperaturas elevadas: Município de Ovar apela à adoção de medidas de prevenção

Avisos

24 de junho 2026

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um aumento gradual das temperaturas máximas e mínimas em todo o território continental, com valores acima do normal para esta época do ano. Face a esta situação, as autoridades ativaram o Nível 1 – Amarelo, reforçando as medidas de vigilância e prevenção em todo o país.

 

O Município de Ovar aconselha toda a população a adotar comportamentos preventivos e a acompanhar a informação disponibilizada pela Direção-Geral da Saúde, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelo IPMA.

 

Para se proteger do calor, deve:

 

  • Permanecer em locais frescos ou climatizados;

 

  • Fazer pausas regulares em locais frescos, especialmente durante as horas de maior calor;

 

  • Evitar esforços físicos intensos nos períodos mais quentes do dia;

 

  • Usar roupa leve, fresca e de cores claras;

 

  • Aplicar protetor solar de duas em duas horas sempre que estiver exposto ao sol;

 

  • Beber água regularmente, mesmo sem sede. Recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 1,5 litros de água por dia;

 

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 

 

Fique atento a sinais de alerta como tonturas, dores de cabeça, pele seca ou quente, cansaço extremo e náuseas, especialmente em pessoas idosas, crianças e doentes crónicos.

 

Para mais informações, consulte a Direção-Geral da Saúde ou contacte o SNS 24 através do número 808 24 24 24.