Site Autárquico de Ovar

Solenidades Quaresmais de Ovar com sete emblemáticas procissões e um concerto de Páscoa

Cultura

Iniciativa visa valorizar tradições e promover o património de Ovar

21 de fevereiro 2026

Depois do Carnaval, é a identidade que continua a marcar o compasso cultural em Ovar. De 18 de fevereiro a 5 de abril, o concelho celebra as Solenidades Quaresmais, num ciclo que tem como ponto alto sete procissões históricas, marcadas por vivências seculares — manifestações coletivas enraizadas na comunidade, transversais a várias gerações, que se afirmam como expressão de um património material e imaterial excecional. Nesta caminhada, Ovar convida todos os que queiram viver experiências marcantes e genuínas. A iniciativa é promovida pela Comissão das Solenidades Quaresmais, em colaboração com o Município de Ovar, que integra na programação o Concerto de Páscoa.

 

“Reconhecendo a singularidade das Solenidades Quaresmais de Ovar e também do nosso património edificado, com ênfase nas Capelas dos Passos, o Município de Ovar reafirma o seu compromisso com a valorização e preservação deste legado cultural”, explica Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, acrescentando que “estas celebrações constituem uma riqueza histórica que importa salvaguardar e projetar, afirmando-o como um elemento distintivo da oferta cultural do concelho e como um ativo estratégico no panorama do turismo religioso”.

 

O autarca destaca ainda o “trabalho que a autarquia tem vindo a concretizar na construção de uma proposta cultural diversificada, regular e assente nos ativos diferenciadores do território”, sublinhando que “o facto de Ovar integrar a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa constitui uma importante mais-valia para a projeção destas vivências”.

 

A Procissão dos Terceiros marca o início da caminhada e realiza-se no dia 1 de março, às 15h00, na Igreja Matriz de Ovar. Segue-se, com início no mesmo local, a Procissão da Transladação da Nossa Senhora das Dores, no dia 14 de março, às 21h00, e a Procissão dos Passos, no dia seguinte, 15 de março, às 15h00. As celebrações incluem também a Bênção e Procissão dos Ramos, no dia 29 de março, às 10h30, na Capela dos Passos do Calvário.

 

É durante a Semana Santa que se realizam os momentos mais emblemáticos. Na Quinta-feira Santa, 2 de abril, às 21h30, na Igreja Matriz de Ovar, realiza-se a Procissão do Ecce–Homo (Terro–Terro). Já na Sexta-feira Santa, 3 de abril, há dois momentos a assinalar: às 7h30, na Igreja Matriz de Ovar, decorre a Procissão da Via-Sacra, e às 21h00, na Capela dos Passos do Calvário, as cerimónias culminam com a Procissão do Enterro do Senhor.

 

Um dos momentos altos desta quadra será o Concerto de Páscoa, promovido pelo Município de Ovar. A Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta a obra Requiem de Gabriel Fauré, que conta com a participação do Coro Sinfónico Inês de Castro, numa celebração musical profundamente ligada ao espírito da época. O concerto está marcado para o dia 22 de março, às 17h30, na Igreja Matriz de Ovar.

 

Toda a programação da Quaresma e Solenidades da Semana Santa em Ovar pode ser consulta em: https:https://www.semanasantaovar.pt/