Site Autárquico de Ovar

Mais e Melhores Leitores contou com a participação de 852 estudantes

Diversos

Concurso Concelhio de Leitura envolveu alunos do 1.º CEB ao Secundário dos três Agrupamentos de Escolas

19 de fevereiro 2026

A XVIII edição do Concurso Concelhio de Leitura – Mais e Melhores Leitores, uma iniciativa promovida pelo Município de Ovar em articulação com os três Agrupamentos de Escolas, contou com a participação de 852 estudantes. Um número muito positivo, que representa um aumento de 28% face ao ano anterior e que confirma que esta iniciativa já faz parte da vida dos estudantes, cumprindo o seu principal objetivo: promover a leitura. A fase final e a entrega de prémios decorreram a 10 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Ovar.

 

Com a participação de estudantes dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, e do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o Concurso incentivou todos a ler. “O balanço desta iniciativa é muito positivo”, afirma Ana Cunha, destacando “a forte adesão dos alunos, que participam de forma livre e com muito entusiasmo”.

 

A vereadora responsável pela Rede de Bibliotecas de Ovar reforça: “Esta proposta está consolidada e, ao longo de 18 edições, tem dado um contributo muito positivo para aproximar estudantes dos livros, colocando-os em contacto com obras literárias estruturantes e criando hábitos de leitura”.

 

Depois da 1.ª fase de seleção, que decorreu em dezembro nas escolas, seguiu-se a fase final concelhia, na qual foram apurados os vencedores de cada categoria, que irão, agora, representar o concelho de Ovar no Concurso Intermunicipal de Leitura, promovido pela Rede de Bibliotecas da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que terá lugar em maio, na Gafanha da Nazaré.

 

O Município de Ovar agradece a participação e o empenho de todos os estudantes, bem como a colaboração de toda a comunidade escolar, felicitando os vencedores e desejando-lhes o maior sucesso na fase intermunicipal do concurso.