Ambiente
Cerimónia na Aldeia do Carnaval renovou parceria com a ERSUC e entregou cheque à APADO
O Município de Ovar renovou com a ERSUC o selo Ecoevento, dando continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos, no âmbito do Carnaval de Ovar. A cerimónia decorreu recentemente na Aldeia do Carnaval e contou com a participação dos grupos. Com ações de sensibilização à comunidade e reforço de recolha de resíduos e limpeza, a sustentabilidade é assim prioritária e todos são chamados a ajudar. O encontro ficou ainda marcado pela entrega da ERSUC, representada por Bruno Tomé, de um cheque de 686,64€ (seiscentos e oitenta e seis euros e sessenta e quatro cêntimos) à APADO – Associação Protetora de Animais Domésticos de Ovar. Os resíduos recolhidos foram pesados e convertidos em euros e, à causa ambiental, juntou-se a dimensão social, reflexo do compromisso do Carnaval de Ovar com iniciativas que beneficiam toda a comunidade.
“Sendo o Carnaval de Ovar um evento que traz ao concelho milhares de pessoas, é nossa missão dar o exemplo e incentivar todos a fazer o mesmo, garantindo eventos limpos e higienizados, mas, acima de tudo, contribuindo para o futuro do planeta”, destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que desafia os grupos carnavalescos, de passerelle e escolas de samba a serem parceiros ativos neste importante desígnio.
A atribuição de um apoio a uma associação de Ovar mantém-se em 2026 e será, à semelhança do ano anterior, escolhida pelos grupos. “Este ano a escolha recaiu sobre a APADO, que tem feito um trabalho meritório no concelho. É merecido e é a prova que o trabalho é reconhecido por todos”, sublinha o autarca, acrescentando que esta vertente solidária traz mais visibilidade à causa ecológica. “Estão duplamente a contribuir para o desenvolvimento do concelho”.
Com o Município a aderir, mais uma vez, a este programa da ERSUC, muitas são as ações previstas. Por exemplo, as principais iniciativas do Carnaval de Ovar irão incluir ações de sensibilização junto da comunidade. Além disso, serão reforçados os equipamentos e a recolha de resíduos, bem como os serviços de limpeza e higienização, garantindo um evento mais sustentável.
Paralelamente, na Aldeia do Carnaval, haverá um reforço de meios para a correta separação de resíduos. Já foram disponibilizados ecopontos de 120 litros a todas as sedes dos Grupos de Carnaval, para além do reforço da recolha de vidro e dos ecopontos existentes nas ruas.
Na gestão de fluxos específicos de resíduos, de 2 a 22 de fevereiro, estará na Aldeia do Carnaval o ecoponto móvel. Em articulação com o Serviço de Carnaval, estarão ainda disponíveis pedidos para recolha de resíduos específicos dos trabalhos em sede (madeiras, resíduos perigosos – tintas, colas, etc., outros volumosos).