Site Autárquico de Ovar

Município de Ovar faz das ruas o palco principal da programação cultural

Cultura

Tradição e Contemporaneidade completam-se no primeiro trimestre de 2026

29 de dezembro 2025

O Município de Ovar começa o ano com três propostas únicas: Cantar os Reis, Carnaval e Solenidades Quaresmais. O palco são as ruas da cidade de Ovar e a aposta é na identidade, sendo os vareiros os protagonistas de uma cultura sem barreiras, fortemente ligada ao território e capaz de potenciar o património material e imaterial do concelho. A tradição abraça a contemporaneidade e à comunidade juntam-se nomes e projetos reconhecidos do grande público. As propostas do primeiro trimestre incluem, assim, os concertos de João Só e Tiago Nogueira, de Capicua e o espetáculo de teatro Ratoeira, com um elenco de excelência encabeçado por Ruy de Carvalho.

 

"Começamos o ano com três propostas únicas, que reforçam o nosso compromisso de valorizar a memória coletiva", destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, acreditando que o Cantar os Reis, o Carnaval e as Solenidades Quaresmais são eventos transformadores em múltiplos níveis. "Promovem o encontro e, em simultâneo, permitem criar marcas fortes, capazes de diferenciar o território e gerar um impacto económico e cultural significativo."

 

Num momento coletivo que impressiona e que cruza gerações, centenas de reiseiros cantam a tradição. Com o objetivo de valorizar o Cantar os Reis, inscrito, desde 2020, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, o Município de Ovar promove cinco encontros. Dias 3 e 4 de janeiro, às 16h00 e 15h00 respetivamente, no Centro de Arte de Ovar, atuam as Troupes Infantis. Já as Troupes Adultas atuam na Igreja Matriz de Ovar, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, às 21h30.

 

O Carnaval de Ovar é de 24 de janeiro a 17 de fevereiro. Traz dezenas de propostas, num cartaz em que os grandes momentos emblemáticos, como a Chegada do Rei (1 de fevereiro, 15h00, Centro da Cidade de Ovar), o Desfile da Farrapada (13 de fevereiro, 22h00, Centro da Cidade de Ovar), o Desfile Noturno das Escolas de Samba (14 de fevereiro, 22h00, Centro da Cidade de Ovar) e os Grandes Corsos Carnavalescos (15 e 17 de fevereiro, 14h30, na Av. Sá Caneiro) se cruzam com uma animação musical pensada para todos os públicos. Com sete palcos espalhados pela cidade, a Grande Noite Mágica (16 de fevereiro, 22h00, Centro da Cidade de Ovar) é o momento mais aguardado.

 

Logo a seguir, as Solenidades Quaresmais abraçam o Centro Histórico de Ovar, de 18 de fevereiro a 5 de abril. Destaque para as seis emblemáticas Procissões Quaresmais.

 

No Centro de Arte de Ovar, anteveem-se momentos emocionantes. Imperdível o concerto marcado para 16 de janeiro, às 21h30, que junta João Só e Tiago Nogueira. Num momento revivalista em que ambos vão visitar temas e artistas que fizeram parte do seu crescimento, “Cantam Coisas em Português e em Inglês”. E que tal “Um Gelado antes do fim do mundo”, servido por Capicua, num momento que celebra a força insubmissa das palavras e da música, como forma de construção de novos mundos. É no dia 20 de março, às 21h30. Destaque ainda para um terceiro momento. A peça, em cena há mais tempo, chega a Ovar. Assinada por Agatha Christie, Ratoeira, a produção da Yellow Start Company traz um serão de enigmas e mistérios. A récita acontece a 27 de março, dia Mundial do Teatro, às 21h30.

 

Tudo isto e muito mais. Entre exposições, cinema, literatura, música, visitas guiadas, oficinas e aprendizagem criativa, esta agenda reúne propostas para todas as idades, interesses e ritmos. 

AGENDA CULTURAL JAN-MAR 2026