Site Autárquico de Ovar

Construção da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Oiã: Decorre o levantamento do Estado de Conservação do Edificado

Avisos

10 de dezembro 2025

O Município de Ovar informa todos os munícipes que, no âmbito da construção da Linha Ferroviária de Alta Velocidade, entre Porto (Campanhã) e Oiã, encontra-se em curso o levantamento do estado atual de conservação do edificado existente, nas áreas contíguas ao traçado previsto. Esta ação visa registar as condições atuais do edificado, produzir os correspondentes relatórios de vistoria e garantir a memória futura do estado das construções, através do depósito em cartório.

 

Este trabalho será executado pelas empresas: Modera - Engenharia Lda e Check House - Diagnóstico Imobiliário, Lda, subcontratadas pelo responsável construção da infraestrutura, o Agrupamento Complementar de Empresas AVACE Norte, ACE. Os técnicos estão devidamente identificados e mandatados para o efeito.

 

Antecipando possíveis contactos destes técnicos no terreno, importa esclarecer que estas ações não se destinam a qualquer procedimento de expropriação e que os contactos realizados pelos técnicos têm unicamente por objetivo permitir o acesso aos imóveis para a realização das vistorias.

 

Recorde-se que a AVACE Norte, ACE é um Agrupamento Complementar de Empresas que executa a obra no âmbito do contrato de concessão celebrado entre a AVAN NORTE – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, S.A., concessionária, e a Infraestruturas de Portugal, S.A., entidade pública responsável pela concessão.

 

Comunicado