Site Autárquico de Ovar

Do acender de luzes ao Cantar os Reis: o concelho de Ovar vive a magia do Natal

Cultura

Programação Natalícia do Município de Ovar com dezenas de propostas para viver em família

25 de novembro 2025

Do acender de luzes ao caminho dos Reis, Ovar é Natal. De 30 de novembro a 6 de janeiro, o Município de Ovar traz à rua o espírito desta quadra, com dezenas de iniciativas diferenciadoras, alicerçadas na identidade de um território que é tradição, património, sabores e hospitalidade. Com centenas de reiseiros que dão voz à tradição, o Cantar os Reis é um dos momentos mais ansiados, mas até lá, há tanto por viver. Espetáculos e música, oficinas criativas, visitas turísticas e muito mais. Para crianças, famílias e público em geral, Ovar será terra de encontro e magia. Uma cidade criativa e de tradições vivas, pronta para proporcionar momentos de partilha à comunidade e de braços abertos para receber. 

 

“Preparámos um programa plural e abrangente, pensado para todas as idades, reforçando a nossa aposta num Natal diferente — um Natal em que as pessoas, as associações e as forças vivas do concelho são parte ativa, e em que as tradições e o património se afirmam como linhas orientadoras para estimular o encontro, a aprendizagem criativa e a partilha”, antecipa Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, defendendo que esta proposta, “que tem sabido crescer e consolidar-se nos últimos anos”, tem um papel fundamental para “reforçar a identidade do território, dinamizar a economia local e atrair novos visitantes que procurem experiências autênticas”.

 

Oficinas, passeios e espetáculos gratuitos na Praça da República e Mercado Municipal

 

As luzes vão acender já no dia 30 de novembro. A iniciativa está marcada para 18h, inicia-se com uma Parada de Natal pelas ruas da cidade de Ovar e culmina com o Espetáculo de Abertura na Praça da República. O cortejo cénico e musical, com direção artística da Associação Sonhos Violeta, irá contar com dezenas de participantes e com o envolvimento direto de escolas e associações locais.

 

Seguem-se cinco semanas de verdadeira magia. As portas da Casinha do Pai Natal estão abertas e há um Carrossel que promete um mundo novo para descobrir. Preparadas estão, ainda, inúmeras oficinas, entre as quais criar estrelas de cartão, um postal ou enfeites de Natal. Muitos os desafios, o mesmo objetivo: diversão em família. 

 

À animação na Praça da República juntam-se os espetáculos natalícios. O espetáculo de Churra da Terra, “Churra da Terra Natal” (6 de dezembro, às 11h, no Mercado Municipal e às 18h, na Praça da República e 7 de dezembro, às 16h e 18h na Praça da República) vai juntar humor, música ao vivo e artes de circo, num espetáculo que promete despoletar muitas gargalhadas.

 

O circo contemporâneo continuará a trazer magia às ruas com a estreia nacional de MITO, um projeto do Radar 360º (13 de dezembro, às 11h no Mercado Municipal e às 18h na Praça da República e 14 de dezembro, às 15h30 e 18h na Praça da República). Os protagonistas serão os mitológicos gigantes, que, entre danças circulares e o malabarismo cósmico, convidam a mergulhar num sonho comum.

 

Com a Máquina Voadora, do projeto EZ (20 dezembro, às 11h, no Mercado Municipal e às 17h na Praça da República), todos vão ganhar asas e com o Crassh Showcase, dos We Tum Tum (21 dezembro, 18h na Praça da República) tudo se vai transformar em música e todos vão aprender uma nova linguagem, o “CRASSHonês”.

 

Na música o destaque vai para o concerto Coimbra Gospel Choir, protagonizado por Amazing Arts (20 dezembro, 18h, Praça da República).  Com um reportório variado, com particular incidência nos espirituais negros e temas gospel de autores contemporâneos de várias partes do mundo, este coro promete aquecer a alma.

 

Destaque, ainda, para “Histórias (En)Cantadas – O Caminho da Estrela” (7 e 14 de dezembro, das 16h às 18h na Praça da República). Este passeio e conto levará os participantes a seguir o brilho da estrela e as ruas da cidade são o cenário de uma narrativa que quer inspirar.

 

 

Município de Ovar lança Vai Passear – Especial Natal

 

Outra das novidades da programação é o Vai Passear – Especial Natal que desafia a uma visita guiada pela cidade de Ovar, descobrindo o património material e imaterial, e com muitas surpresas natalícias à mistura e até oficinas gratuitas para descobrir como confecionar o incomparável Pão-de-Ló de Ovar. Há várias visitas nos dias 6 e 13 de dezembro. O ponto de encontro é no Posto de Turismo de Ovar. A atividade requer inscrição prévia.

 

 

Um Natal, vários palcos

  

Há vários palcos e mil e uma formas para viver o Natal em Ovar. O Orfeão de Ovar apresenta o concerto de Natal, no dia 19 de dezembro, às 18h30, na Igreja Matriz de Ovar.

 

Já no CAO – Centro de Arte de Ovar, destaque para o Concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras & Anabela, no dia 13 de dezembro, às 21h30, e para o espetáculo da Jangada Teatro: “Hansel e Gretel: A Casinha de Chocolate”, a 21 de dezembro, às 16h.

 

Na Escola de Artes e Ofícios, o Natal traz cinema. Os Filminhos à Solta pelo País estão de regresso, a 30 de novembro e 28 de dezembro, às 11h.

 

No Museu Escolar Oliveira Lopes, há uma nova edição da “História de Sótão”, dia 14 de dezembro, às 11h. A Academia de Artes Maria Amélia Dias Simões apresenta “Estrelas, Fadas e Bailarinas”.

 

Em Ovar, Natal é também desporto. Para apontar na agenda a 4ª Corrida de S. Silvestre de Esmoriz – Cortegaça, no dia 6 de dezembro, às 16h30 e mais uma sessão do Hidro Natal, no dia 14 de dezembro, às 10h, na Piscina Municipal de Ovar.

 

 

Novo ano celebra-se no Furadouro

 

É já uma tradição. Para desejar um bom ano a todos os ovarenses e visitantes, o Município de Ovar celebra a entrada de 2026, com um concerto e espetáculo de fogo de artifício. A festa está marcada para o Furadouro, dia 31 de dezembro, a partir das 22h.

 

 

Tradição e comunidade

 

O Caminho de Luz, que guia a programação de Natal em Ovar, encontra o seu ponto alto no Cantar os Reis, uma das tradições mais identitárias e emocionantes do nosso concelho que, desde 2020, integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal.

 

Mais uma vez, centenas de reiseiros, de diferentes gerações, mantêm viva esta expressão cultural única e profundamente enraizada na alma vareira. Previstos estão cinco encontros.

 

As Troupes Infantis atuam no Centro de Arte de Ovar, no dia 3 de janeiro às 16h e no dia 4 de janeiro às 15h.

 

Já as Troupes Adultas prometem serões inesquecíveis nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, às 21h30, na Igreja Matriz de Ovar.

 

 

Programação completa: AQUI

 

Para informações adicionais e inscrições contactar: eixo@cm-ovar.pt | turismo@cm-ovar.pt | 256 509 153 | 964 467 270