Site Autárquico de Ovar

Município de Ovar avança com requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo de Válega e zona envolvente

Obras e Projetos

Obra deve arrancar no início de 2026, num investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros

05 de novembro 2025

O Município de Ovar vai avançar com a requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo de Válega e da sua zona envolvente — um investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), que inclui projeto e empreitada. A intervenção dotará a freguesia de uma infraestrutura de excelência para a prática desportiva, com melhores condições de conforto, segurança e eficiência energética.

 

Na Reunião de Câmara de 3 de novembro, foi aprovado o relatório final, a adjudicação e a minuta do contrato de empreitada, faltando apenas o visto do Tribunal de Contas para que a obra possa arrancar, o que se prevê acontecer no início de 2026.

 

“Esta é uma obra fundamental para a freguesia de Válega e para todo o concelho de Ovar”, defende Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordando que o equipamento “acolhe diversas modalidades e é utilizado, regularmente, por várias associações e praticantes individuais”.

 

“É nossa prioridade garantir equipamentos desportivos de qualidade em todas as freguesias, para que os nossos munícipes tenham as melhores condições para a prática desportiva”, acrescenta o autarca.

 

Construído na década de 1990, o Pavilhão Gimnodesportivo de Válega nunca foi alvo de uma intervenção de fundo. Esta requalificação pretende modernizar o edifício, reforçando as suas condições de segurança, acessibilidade e conforto, e melhorando significativamente o serviço prestado aos utilizadores.

 

Os trabalhos a realizar incluem:

  • Substituição de pavimentos e manutenção dos existentes;
  • Requalificação dos balneários, vestiários e instalações sanitárias;
  • Substituição da cobertura atual, em painéis de fibrocimento com amianto;
  • Implementação de medidas de eficiência energética, com instalação de bombas de calor e uma unidade de produção para autoconsumo (UPAC) apoiada por painéis fotovoltaicos;
  • Instalação de sistemas de segurança contra incêndios;
  • Tratamento e pintura de paredes interiores e exteriores.

 

Na zona exterior, a intervenção contempla ainda:

  • Pavimentação do estacionamento,
  • Colocação de sinalização e postes de iluminação pública,
  • Execução de uma nova rede de drenagem de águas pluviais.

 

A empreitada foi adjudicada com um prazo de execução de 365 dias, e será candidatada a  financiamento comunitário.