OP Ovar 2018/19 | Votação até 31 de outubro

05 de setembro 2018

Já se encontra aberto o período de votação do Orçamento Participativo Ovar 2018/19, podendo ser efetuada online e através de boletim de voto. Assim, até 31 de outubro, todos os cidadãos validamente recenseados no Município de Ovar, poderão proceder à votação no site op.cm-ovar.pt, sendo obrigatório votar em pelo menos três projetos. Está ainda disponível o boletim de voto, para respetivo download.

Durante os meses de maio e junho foram apresentadas 21 propostas nas oito Sessões de Participação que tiveram lugar em cada uma das freguesias de Ovar, envolvendo cerca de 500 participantes, tendo seguido 16 propostas (duas por sessão) para apreciação pela Comissão de Análise.

Em sede de Comissão de Análise (composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, pelo Vereador do pelouro financeiro, por dois técnicos municipais, por um vereador em regime de não permanência e por um representante de cada um dos grupos municipais representados na Assembleia Municipal) foram excluídas duas propostas, sendo que apenas 14 propostas foram transformadas em projeto, seguindo para votação. Os 14 projetos aprovados, e identificados na listagem anexa, estão disponíveis para consulta e votação no site op.cm-ovar.pt, até 31 de outubro.A participação é feita através de registo/autenticação e votação no site, o qual pode ser acedido através de um qualquer meio informático. O registo deverá ser efetuado no separador “autenticação”, sendo necessário nome completo, BI/CC e data de nascimento, podendo a votação ser efetuada aquando do registo.

Recorda-se que o OP Ovar está aberto à participação de todos os cidadãos validamente recenseados no Município de Ovar que, até 50% de 100 mil euros, valor determinado pelo executivo municipal, puderam formular propostas, chegando agora a fase de votação e decisão sobre projetos considerados prioritários.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, acredita que esta 5ª edição do Orçamento Participativo vai voltar a ser um sucesso, relembrando que “anualmente, tem vindo a haver um incremento da participação dos munícipes e, na edição anterior, ultrapassámos os 11 mil participantes. Consideramos que um dos grandes objetivos do OP é aproximar a população dos órgãos de decisão e das decisões e pretendemos prosseguir com este objetivo, pelo que apelo a todos os munícipes a que participem, votando, contribuindo assim para as opções de investimento da Câmara Municipal de Ovar.

Designação

1

Válega Em Andamento

Aquisição de duas viaturas de nove lugares para colocar ao dispor das coletividades e instituições da freguesia.

2

Brincarte

Requalificação dos Recreios e colocação de equipamentos na Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã - Creche e Pré -Escolar/ATL.

3

Espaço Multifunções/Multiusos

Construção de um salão multifunções (multiusos) com o objetivo de abranger as diversas coletividades da freguesia de Arada.

4

Castração De Animais De Rua No Concelho De Ovar

Controlo da população de felinos e canídeos errantes, em todo o Concelho de Ovar.

5

Parque Desportivo E Lazer Multigeracional De Esmoriz

Criação de uma zona ajardinada para ser instalado um parque polidesportivo para a prática de desportos ao ar livre, um parque infantil e um parque geriátrico.

6

Sem Limitações - Desporto Para Todos

Inclusão e acessibilidade ao desporto a indivíduos portadores de deficiência. Pretende a aquisição de uma carrinha adaptada e equipamentos/material para a modalidade.

7

Criação de Bancada no Centro de Formação da Associação Desportiva do Ovarense Futebol

Construção de uma bancada central lado nascente para melhorar as condições dos apoiantes dos 300 Atletas de formação.

8

Construção de Balneários para o Campo de Formação da Associação Desportiva do Ovarense Futebol

Construção de balneários para servir os Atletas de formação e os Visitantes.

9

Centro Municipal de Telecomunicações

Construção de uma Infraestrutura base para a cedência a entidades cuja atividade tenha necessidade de comunicações através de ondas de rádio.

10

Requalificação do Salão Polivalente do Centro de Promoção Social do Furadouro

Requalificação do Salão Polivalente do Centro de Promoção Social do Furadouro.

11

Território de Aventura

Espaço aberto a toda a comunidade destinada à prática de atividades de desporto e aventura.

12

Volante Solidário

Aquisição de duas viaturas de nove lugares para colocar ao dispor das coletividades da freguesia ficando sob a gestão da CRECOR.

13

Adquirir uma Unidade Autónoma móvel de ar respirável/compressor

Unidade de carregamento de cilindros de ar respirável.

14

Energia Sénior em Movimento

Implementação de máquinas de exercícios ao ar livre. Aquisição de cerca de 20 equipamentos para serem colocados em Maceda e Arada.