CMOvar inaugura Alameda Padre Manuel Dias da Silva e Campo Escutista da Ribeira

Obras e Projetos

“Uma nova centralidade para Cortegaça”

21 de agosto 2018

O concelho de Ovar viveu ontem mais um momento de festa, com a inauguração da Alameda Padre Manuel Dias da Silva e Arranjos Urbanísticos envolventes e do Campo Escutista da Ribeira, no âmbito das Comemorações do Centenário da igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça (1918-2018), uma intervenção estruturante para a freguesia que cria uma nova centralidade na Vila de Cortegaça.

As comemorações tiveram início com a bênção da inscrição na Porta Centenária pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Augusto de Azevedo, presidiu ainda à Missa Crismal, contando com um momento musical pela Orquestra Cromática de Santa Marinha de Cortegaça. O final da manhã foi marcado pelas inaugurações do Campo Escutista da Ribeira e da Alameda Padre Manuel Dias da Silva e Arranjos Urbanísticos envolventes.

Esta obra, que teve um custo total de cerca de 800 mil euros, teve por principal objetivo requalificar e reorganizar a Alameda Padre Manuel Dias da Silva e o espaço envolvente à Igreja Matriz de Cortegaça, imóvel classificado, a par dos Jazigos do Cemitério velho adjacente, como Conjunto de Interesse Público. Assim, esta intervenção englobou a reconstrução da Alameda, mantendo o alinhamento de palmeiras preexistentes, redefinindo os seus canteiros, com a criação de bancos fixos e privilegiando a circulação pedonal. Também as ruas adjacentes foram alvo de reperfilamento e repavimentação. A empreitada contemplou ainda a criação de uma rotunda que articula a Alameda com o principal eixo de ligação entre a praia de Cortegaça e o Centro da Vila, proporcionando uma maior e merecida visibilidade da fachada da Igreja Matriz. Desta rotunda deriva também a ligação a um parque de estacionamento automóvel que serve os equipamentos na envolvente da Igreja Matriz de Cortegaça, entre os quais, o novo Centro Escutista da Ribeira. Este edifício resulta da ampliação de um anexo existente e é composto por um espaço/sala polivalente, kitchenette, arrumos, instalação sanitária e um alpendre com balcão exterior, que servirá de apoio à realização de atividades ao ar livre para o Agrupamento 313 de Cortegaça do Corpo Nacional de Escutas. Adjacente ao edifício, está ainda contemplada toda uma área exterior, vedada no seu perímetro, que permitirá a realização dessas mesmas atividades ao ar livre, tão reconhecidas e relevantes para a comunidade Escutista.

Depois das intervenções do Padre Manuel Dias da Silva, do Bispo Auxiliar do Porto e o Presidente da Junta de Cortegaça, todas de regozijo e agradecimento, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, não escondeu a felicidade que sentia e que via nos rostos dos presentes, afirmando “hoje estamos todos satisfeitos porque conseguimos concretizar um sonho. Temos uma igreja única e de uma beleza extraordinária, mas que estava fechada para a freguesia. A maior parte das pessoas que aqui passava não tinha a oportunidade de vislumbrar a beleza da sua fachada. E nós fizemos o que já devia ter sido feito há muito tempo: abrir a igreja à freguesia e abrir a freguesia à igreja. Hoje temos na Vila de Cortegaça uma nova centralidade”. Acrescentando que “Temos a sorte de ser nós a fazer justiça com o povo de Cortegaça”, sublinhando que a obra está concretizada, feita e integralmente paga.”Relembrando que era dia para festejar, o edil afirmou que “no Município de Ovar vamos continuar a festejar, porque temos muita obra para fazer, não só em Cortegaça mas em todas as outras freguesias. E o espírito que se vive hoje aqui de união e coesão entre todos e que permitiu que esta obra fosse uma realidade vê-se pelo município todo. E todos juntos ainda podemos concretizar muitos mais sonhos”.