Gestão Municipal
Realizou-se, esta quinta-feira, 4 de setembro, a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ovar, no Salão Nobre da Autarquia.
No Período de Antes da Ordem do Dia, entre outros assuntos:
1. Revelou-se a importância do património imaterial do concelho, destacando-se a realização das grandiosas Festas do Mar, em Esmoriz, no passado fim-de-semana e em Cortegaça e no Furadouro, que acontecem nos próximos fins-de-semana.
2. Apresentou-se um balanço muito positivo da passagem pelo concelho do 34º Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias. Aconteceu ontem, 3 de setembro, terminando em Arada. A autarquia tem procurado levar o ciclismo a todas as freguesias, defendendo que estas iniciativas se traduzem num importante contributo para a economia local, para a preservação das tradições e para a promoção do Desporto.
3. Deu-se nota do Passeio Sénior Municipal que acontece amanhã, 5 de setembro, rumo ao Santuário de Fátima e à Quinta do Paul, em Ortigosa, Leiria. A iniciativa contará com a participação de cerca de 700 seniores do concelho, neste que é já um importante momento de partilha que estimula o envelhecimento ativo e promove a coesão social.
4. Na Praça da República e na Aldeia do Carnaval decorre este fim-de-semana o SambOvar. O evento, promovido pela Associação Enredo Aclamado, conta com o apoio da autarquia que sublinhou a importância da iniciativa na promoção das tradições carnavalescas no concelho.
5. No arranque de mais um ano letivo, perspetivou-se a apresentação do Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2025/2026 e a realização de um Ciclo de Conferências, a partir do mote: “Neurociência e Inteligência Artificial na Educação”. Acontece na próxima semana, dias 12 e 13 de setembro, na Escola de Artes e Ofícios.
6. É com a festa das palavras que arranca a programação cultural do último quadrimestre. De 17 a 21 de setembro, com dezenas de atividades, o FLO- Festival Literário de Ovar está de regresso. Na edição que assinala os dez anos do festival, a autarquia sublinhou a importância do certame na promoção da literatura e na valorização cultural do concelho.
7. Foram ainda abordados outros temas, entre os quais a importância da valorização e preservação do Parque Ambiental do Buçaquinho.
No âmbito da Ordem de Trabalhos, entre outros assuntos:
1. A Câmara Municipal de Ovar aprovou, por unanimidade, o projeto final base de arquitetura para a requalificação do Espaço Público – Entrada Principal do Parque Urbano de Ovar, futura Praça Cine-Teatro.
A proposta pretende dotar a cidade de Ovar de uma nova centralidade, criando uma grande praça para espetáculos ao livre, permitindo um acesso digno ao Parque Urbano, facilitando a circulação pedonal e valorizando a fachada da Igreja de Ovar.
A história do Cine-Teatro de Ovar será preservada, respeitando-se a memória do povo. Criando novos palcos, no caminho da modernidade, será também prestado um tributo à cultura e às artes, através da construção de um grande auditório – o maior do concelho –, a céu aberto, em harmonia com o meio ambiente, num local central e acessível a todos, onde o cinema, o teatro e a dança, entre outras artes, possam ser apresentados e vivenciados de forma abrangente e evolutiva.
O projeto aprovado poderá ser visualizado no seguinte link:AQUI
2. Dando continuidade à preparação do novo ano letivo, foi aprovado o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2025/2026, que já tinha merecido aprovação pelo Conselho Municipal de Educação;
3. Esta Reunião de Câmara ficou ainda marcada pela aprovação de vários apoios nas áreas da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, Cultura e Desporto.
Ovar, 4 de setembro 2025