Ambiente
Autarquia arranca campanha de sensibilização porta-a-porta que inclui a distribuição gratuita de contentores
O Município de Ovar está a distribuir gratuitamente pela população contentores para a colocação de resíduos verdes. Rumo a um “Ovar + Verde” esta medida visa incentivar mais pessoas a valorizar estes resíduos que muitas vezes são, ainda, incorretamente, depositados nos contentores comuns.
Neste projeto piloto, várias equipas no terreno irão distribuir contentores porta-a-porta. A ação decorre nos próximos dias nas zonas envolventes da Avenida do Emigrante, Avenida da Régua, Furadouro e Torrão do Lameiro.
As equipas vão desafiar os munícipes a colocarem nestes contentores resíduos verdes de jardim, como ramos, podas, relva e flores, os quais não devem ser colocados nos contentores de resíduos indiferenciados. Depois, os resíduos verdes serão recolhidos porta-a-porta, em viatura própria da autarquia, segundo calendário de recolhas definido por este serviço.
“Este projeto visa evitar o depósito indevido de resíduos verdes nos contentores de resíduos urbanos ou o seu abandono na via pública, promovendo uma recolha seletiva mais eficaz e amiga do ambiente e permitindo uma valorização dos resíduos, que, tendo um elevado valor orgânico, podem ser transformados num adubo natural”, resume Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, deixando o repto à população para que Ovar continue na vanguarda das boas práticas ambientais. “Contamos com a colaboração de todos para o sucesso desta iniciativa. Juntos, estamos a construir um concelho mais limpo, mais verde e mais sustentável”.
Esta medida vem complementar a recolha gratuita de resíduos verdes de grandes volumes (até 1 metro cúbico) que o Município de Ovar já garante gratuitamente. Para isso, os interessados devem contactar a Ecolinha (800 204 679).
Os munícipes com jardim, das zonas referenciadas, que estejam interessados em receber um contentor, devem contactar a Ecolinha (800 204 679).
O Município de Ovar, através da BioRumo, já se encontra no terreno a distribuir os contentores. Este é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental e pela CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.