Ambiente
Há 60 oleões espalhados por todas as freguesias do concelho
O Município de Ovar, em articulação com a Hardlevel, está empenhado em construir um concelho cada vez mais sustentável e acaba de lançar uma campanha de sensibilização para a reciclagem do Óleo Alimentar Usado. A Câmara Municipal de Ovar e as Juntas de Freguesia irão entregar funis aos munícipes, um gesto simbólico que quer ser o mote para chamar a atenção para a importância de valorizar este resíduo. Depois é só dirigir-se ao oleão, mais próximo. Há 60 espalhados por todas as freguesias do concelho.
“Sabia que um litro de Óleo Alimentar Usado pode contaminar até um milhão de litros de água?”, o alerta é da Câmara Municipal de Ovar que deixa o repto a todos os munícipes. “A oferta do funil é simbólica, mas pretende chamar a atenção da população para a importância da correta deposição e recolha de Óleos Alimentares Usados, promovendo a sua valorização através de processos ambientalmente responsáveis”, resume Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordando que a autarquia tem desenvolvido um conjunto de ações de sensibilização destinadas à população. “Só conseguimos alcançar as metas de sustentabilidade definidas se todos derem o seu contributo, para isso é importante transmitir a informação aos munícipes e criar mecanismos para que os processos sejam simples e eficientes. No Município de Ovar, com 60 oleões, está criada uma rede acessível, pelo que todos podem reciclar, sem complicações e perdas de tempo”.
Bastam simples gestos para construir um concelho mais sustentável. O funil torna o processo ainda mais fácil. Primeiro, deve colocar numa garrafa de plástico limpa o Óleo Alimentar Usado arrefecido e, quando a garrafa estiver cheia, feche bem com a tampa. Depois é só depositar num dos 60 oleões disponíveis no concelho.
Para saber qual oleão mais perto da sua localização basta aceder à APP Carbon Foote.